Fontes imagéticas na poética de Andreas Gryphius

Autores

  • Antônio Jackson de Souza Brandão

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482138

Palavras-chave:

Andreas Gryphius, Barroco, Gênero emblemático, Imagem

Resumo

Pretendemos refletir sobre a utilização de elementos imagéticos e suas fontes na Alemanha do século XVII e demonstrar que a literatura barroca não deve ser entendida como uma poética de experiências pessoais no sentido contemporâneo. Andreas Gryphius, como os artistas inseridos no contexto social do barroco alemão, estava imerso num mar de imagense tópicas, fazendo largo emprego dessas em seu trabalho poético. Para isso, utilizou como fonte de inspiração não só os auctoritas e os livros de emblemas que circulavam na Europa no século XVII, como também a Bíblia, já que o período também estava impregnado do elemento sacro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jackson de Souza Brandão

Mestre (A literatura barroca na Alemanha: representação, vanitas e guerra), Doutor (Iconofotologia do Barroco alemão) em Literatura alemã e fotografia, ambos pela Universidade de São Paulo

Referências

ARISTÓTELES. Os pensadores: Aristóteles. São Paulo: Nova Fronteira, 1996.

BENJAMIM, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BOESCH, Bruno (Org.). História da Literatura alemã. São Paulo: Herder, 1967.

BRANDÃO, Antônio Jackson de S. “O gênero emblemático”, in Travessias (UNIOESTE), v. 07, Cascavel, 2010.

_________________. “Sistemas de representação na arte barroca”, in Eutomia: Revista online de Literatura e Linguística, v. 2, Recife, 2008.

_________________. A literatura barroca na Alemanha. Andreas Gryphius: representação, vanitas e guerra. Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de São Paulo, 2003.

CURTIUS, Ernst Robert. Literatura européia e Idade Média Latina. São Paulo, São Paulo: Hucitec/Edusp, 1996.

GRYPHIUS, Andreas. Gesammtausgabe der deutschsprachigen Werke (hrsg. Marian Szyrocki): Sonnete. Tübingen: Max Niemeyer, 1963, v. 1, 273 p.

_________________ . Gesammtausgabe der deutschsprachigen Werke (hrsg. Marian Szyrocki) : Oden und Epigramme. Tübingen: Max Niemeyer, 1964, v. 2, 244 p.

_________________ . Gesammtausgabe der deutschsprachigen Werke (hrsg. Marian Szyrocki) : Vermischte Gedichte. Tübingen, Max Niemeyer, 1964, v. 3, 217 p.

_________________. Werke in einem Band. Leipzig, Aufbau Verlag, 1987.

_________________. Wenn mir der Himmel bleibt – Gedicht. Köln, Verlag Jacob Hegner, 1962.

_________________. Weltgeschick und Lebenszeit: Ein schlesicher Barockdichter aus deutscher und polnischer Sicht (hrsg. Von der Stiftung Gerhart-Hauptmann-Haus). Düsseldorf, Droste Verlag, 1993.

JÖNS, Dietrich Walter. Das sinnen-Bild: studien zur allegorischen Bildlichkeit bei Andreas Gryphius. Stuttgart: J.B. Metzlersche Verlagsbuchhandlung, 1966.

HORAPOLO. Hiroglyphica. Madrid, Ediciones Akal, 1991.

MARAVALL, José Antonio. A cultura do Barroco: análise de uma estrutura histórica. São Paulo: Cultrix, 1997.

RIPA, Cesare. Iconología (Prólogo de Adita Allo Manero)Tomo l. Madrid, Akal, s/d.

___________. Iconología - Tomo II. Madrid: Akal, 1987.

QUEVEDO, Francisco de. Antología Poética. Madrid: Espasa-Calpe, 1975.

SZYROCK, Marian. Andreas Gryphius: Sein Leben und Werk. Tübingen: Max Niemeyer, 1964.

Downloads

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Brandão, A. J. de S. (2010). Fontes imagéticas na poética de Andreas Gryphius. Revista Digital Do LAV, 5(5), 145–167. https://doi.org/10.5902/198373482138