Trilha sonora de cinema: uma análise sobre os filmes tropa de elite 1 e 2

Cleber Fernando Gomes

Resumo


Esta pesquisa abre uma discussão sobre a trilha sonora dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, dirigido pelo cineasta brasileiro José Padilha nos anos de 2007 e 2010, respectivamente. Desse modo, ressaltamos que a trilha sonora composta para os filmes, é um objeto de estudo importante, uma vez que o seu conteúdo crítico e político consegue atingir uma enorme quantidade de pessoas por meio da indústria cultural. Por meio de metodologia histórica e bibliográfica, concluímos que a trilha sonora dos dois filmes, constroem uma expressão crítica através da arte da música e do cinema, sobre os graves problemas sociais, políticos e econômicos localizados na cidade do Rio de Janeiro.


Palavras-chave


Trilha sonora; Cinema; Brasil; Cultura

Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2002.

AMARAL, Pedro. Tropa de Elite. In: In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Política - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.

ARAÚJO JÚNIOR, Samuel M. Samba e coexistência; repensando a agenda de pesquisa etnomusicológica. In: Ana Maria Ochoa; Martha Tupinambá de Ulhoa. (Org.). Música popular na América Latina. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, v. 1, p. 194-213, 2005.

CANCLINI, Néstor Garcia (org.). Iberoamérica 2002. Diagnóstico y propuestas para el desarrollo cultural. In: Industrias Culturales, diversidad cultural y desarrollo iberoamericano. México: OEI/ Santillana, 2002.

CARVALHO, Ilona S. Polícia: espelho da sociedade?. In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Politica - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.

CARRASCO, Ney. Sygkhronos – a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera – Fapesp, 2003.

GIOVANNETTI, Jorge L. La sociabilidad de La música reggae. In: Sonidos de Condena – sociabilidad, historia y política en la música reggae de Jamaica. México: Ed. Siglo XXI, p.70-91, 2001.

MARTINO, Guilherme. Trilhas sonoras: de Nosferatu a O senhor dos Anéis, 80 anos de música no cinema. Londrina: Eduel, 2008.

MÁXIMO, João. A música do cinema: os 100 primeiros anos. Rio de Janeiro: Rocco, vol.(1, 2), 2003.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2003.

PELINSKI, Ramón. Diásporas del tango rioplatense. In: Invitación a La etnomusicología – quince fragmentos y um tango. Madrid: Ed. Akal, p.176-193, 2000.

RIVERA, Ángel G. Quintero. Salsa, sabor y control – sociologia de la música tropical. México/Espanha: Siglo Ventuno editores, p.87-181, 1998.

____________. Cuerpo y cultura. Las músicas “mulatas” y la subversión del baile. Madrid: Iberoamericana, 2009.

RODRÍGUEZ, Olavo A. Estado actual de la música Cubana – problemas y perspectivas. In: Pensamiento Musicológico.La Habana: Ed Letras Cubanas, 2006.

SANTAELLA, Lucia. Por que as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Paulus, 2005.

SOARES, Luiz E. Aplausos à violência?. In: Sessão de cinema. Revista Comunicação & Política - CEBELA, v.25, nº3, p.227-244, 2007.

TRIGUEIRO, Michelangelo G. S. Sociologia da tecnologia: bioprospecção e legitimação. São Paulo: Centauro, 2009.

Tropa de Elite 1. Direção: José Padilha. Brasil. Universal, 2007, DVD (116min.), cor.

Tropa de Elite 2. Direção: José Padilha. Brasil. Vinny Filmes, 2010, DVD (115min.), cor.

Tropa de Elite 1. Trilha sonora: Pedro Bromfman. Brasil. EMI Music, 2007, CD.

Tropa de Elite 2. Trilha sonora: Pedro Bromfman. Brasil. EMI Music, 2010, CD.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734818109

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio