Capturando cômicas experiências: um relato de pesquisa

Autores

  • Elison Oliveira Franco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734810951

Palavras-chave:

Audiovisual, Pesquisa, Metodologia, Cômico, Pedagogia teatral

Resumo

Neste artigo o autor apresenta descrições e reflexões sobre o processo de realização de entrevistas que realizou para compor metodologicamente sua pesquisa de mestrado, partilhando também algumas discussões levantadas na disciplina TEAC 4, que teve como mote o diálogo entre o teatro, o cinema e o documentário. Portanto, ele estabelece uma discussão sobre o uso do registro de entrevistas como auxílio à escrita dos estudos que se ocupam com a efemeridade da situação pedagógica intrínseca ao próprio fazer teatral, conforme evidenciado em sua pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. São Paulo: Martins Fonseca, 2001.

DE MARINIS, M. Nova teatrologia e performance studies: questões para um diálogo. Repertório: Teatro & Dança, ano 13, nº 15, 2010, p.95-103.

DELEUZE, G. Imagem-movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.

DESGRANGES, F. A pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. 3. ed. São Paulo: Editora Hucitec: Edições Mandacaru, 2011.

FREUD, S. Os chistes e as espécies do cômico. In: O Chiste e Sua Relação com o Inconsciente. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996.

HARTMANN, L. “Revelando” Histórias: os usos do audiovisual na pesquisa com narradores da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Campos 5[2]: 2004, p.65-86.

ICLE, G. Pedagogia teatral como cuidado de si. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2010.

LEITE, M. I. Educação e as linguagens artístico-culturais: processos de apropriação/fruição e de produção/criação. In: Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. FRITZEN C.; MOREIRA J. (Org.). Campinas, São Paulo: Papirus, 2008.

MATSUMOTO, R. K. Memórias de Carmen. In: VII Congresso da Abrace - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2012, Porto Alegre. Disponível em:http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/teorias/Roberta%20Kumasaka

%20Matsumoto%20-%20Memorias%20Carmen.pdf. Acessado em: 12 mar. 2013.

PROPP, V. Comicidade e riso. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.

RABETTI, B. Teatro e comicidades 3: facécias, faceirices e divertimentos. Rio de Janeiro: 7 letras, 2010.

SCHEFFLER, I. A formação do ator na escola do ator cômico. Revista Cena, nº 8, 2009, p.31-66. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/cena/article/view/15685/10913. Acesso em: 3 out. 2011.

SIMONARD, P. Jongo e filme etnográfico: impressões de uma viagem etnográfica. In: Antropologia & Imagens - narrativas diversas. Vol. 1. Rio de Janeiro: Garamond, 2011, p.47-63.

TIBAJI, A. Teatro, valor e pluralidade: rumo a uma política e a uma estética do popular.

In: RABETTI, B. Teatro e comicidades 3: facécias, faceirices e divertimentos. Rio de

Janeiro: 7 letras, 2010.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

Franco, E. O. (2014). Capturando cômicas experiências: um relato de pesquisa. Revista Digital Do LAV, 7(1), 016–029. https://doi.org/10.5902/1983734810951