Características sociodemográficas maternas e perfil das crianças internadas em um hospital do sul do Brasil

Autores

  • José Aparecido Granzotto Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Denise Marques Mota Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS https://orcid.org/0000-0001-5103-6802
  • Amilcare Angelo Vecchi Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS https://orcid.org/0000-0002-2537-6069
  • Eduardo Rodrigues Gonçalves Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Joana Beatriz Younan da Silva Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS
  • Marina de Moura Umpierre Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS
  • Sandra Mara Caetano Moraes Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976928466

Palavras-chave:

Pediatria, Hospitalização, Doenças respiratórias

Resumo

Objetivo: conhecer as características sociodemográficas maternas e o perfil epidemiológico dos pacientes pediátricos internados em um Hospital Universitário. Método: estudo transversal descritivo realizado entre janeiro de 2008 a dezembro de 2010. A coleta de dados foi realizada através de questionário aos familiares, incluindo informações socioeconômicas maternas e características das crianças. As variáveis foram analisadas através do programa Data Analysis and s Statistical Software (Stata C11). Resultados: constatou-se um predomínio de mães jovens, fumantes, com mais de quatro anos de estudo, renda familiar entre um e dois salários mínimos e que desenvolvem atividades no lar. A maioria das crianças era do sexo masculino menores de um mês de idade com diagnóstico de doenças respiratórias e período de internação inferior a uma semana. Conclusão: notou-se uma melhora nas condições socioeconômicas e escolaridade entre as mães e um aumento de mães fumantes. Entre as crianças houve um predomínio do sexo masculino e de recém nascidos com problemas respiratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Aparecido Granzotto, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1974), Residencia Médica em Pediatria e Mestrado em Pediatria pela Universidade Federal do Paraná (75/76-78/80) e Doutorado em Pediatria - Centrolatinoamericano de Perinatologia/OPS/OMS (1986/89). Professor Concursado para Titular de Pediatria (1992) da Universidade Federal de Pelotas. Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria, Fundador e Supevisor da Residencia Médica da UFPel. Instrutor em Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro da Diretoria da Sociedade de Pediatria do RS (2010-2011). Tem experiência na área de Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade neonatal, seguimento de recém-nascido de risco, amamentação, reanimação neonatal.

Denise Marques Mota, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Médica pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1983), pediatra, nefrologista pediátrica, neonatologista e intensivista neonatal, mestre e doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professora associada de pediatria da Universidade Federal de Pelotas, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, secretária do Comitê de Nefrologia Pediátrica da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul e membro do departamento de nefrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, medicina, nefrologia, neonatologia, intensivismo neonatal e epidemiolo

 

Amilcare Angelo Vecchi, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1984), Residência Médica em Pediatria e Neonatologia pela UFPel (1985 a 1987), Especialização em Administração de Serviços de Saúde (Saúde Pública e Administração Hospitalar) pela UNAERP (1996), Especialização em Pneumologia Pediátrica no Hospital Universitário Niño Jesus de Madrid, Espanha (1997 a 1999), Doutorado em Medicina e Cirurgia pela Universidade Autónoma de Madrid, Espanha (1999) com título convalidado a Doutor em Pneumologia (Ciências Pneumológicas) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças, neonatologia, vacinas, infecções respiratórias, asma e função pulmonar.

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2012). Mestranda do Pograma de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFPel. Cursa Pós-Graduação em nível de Especialização em Estratégia da Saúde da Família com Ênfase em Políticas Públicas. Participa do grupo de pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva da UFPel.

Joana Beatriz Younan da Silva, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Marina de Moura Umpierre, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas - UCPel

Sandra Mara Caetano Moraes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Downloads

Publicado

2014-07-10

Como Citar

Granzotto, J. A., Mota, D. M., Vecchi, A. A., Santos, E. O. dos, Gonçalves, E. R., Silva, J. B. Y. da, Umpierre, M. de M., & Moraes, S. M. C. (2014). Características sociodemográficas maternas e perfil das crianças internadas em um hospital do sul do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(1), 97–104. https://doi.org/10.5902/217976928466

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.