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Estudio bibliométrico sobre la práctica pedagógica em la formación de enfermeras em el contexto del MERCOSUR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283866

Palabras clave:

Educación, Universidades, Mercosur, Bibliometría, Enfermería

Resumen

Objetivo: analizar la producción científica sobre la práctica pedagógica en la formación de Enfermeros en el contexto del MERCOSUR indexada en la Web of Science. Método: estudio descriptivo, enfoque cuantitativo, con análisis bibliométrico de indicadores: número de publicaciones por año, idioma, periódicos, autores más productivos, coautorías y palabras clave. La recolección de datos se realizó el 29 de junio de 2022, análisis mediante el software Microsoft Excel®. Resultados: Se identificaron 389 documentos, distribuidos entre: 354 artículos (91%), 19 artículos de revisión (4,9%) y 16 conferencias (4,1%), publicados en 126 revistas diferentes, en los idiomas: inglés, portugués y español, entre los años 1958 al 2021. La revista con mayor número de publicaciones fue la Revista Latino-Americana de Enfermería. Los 10 autores más productivos son de Brasil. En el análisis de términos se destacaron las palabras “Enfermería”, “Educación en Enfermería” y “Educación”. Conclusión: significativa productividad brasileña y poca producción de otros países del MERCOSUR indexadas en la Web of Science.

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Biografía del autor/a

Elaine Regina Corrêa de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui Doutorado em Ciências da Educação e da Saúde pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (2022). Mestre em Ciências da Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeño (2000). É professora assistente II da Universidade do Estado do Pará e Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabete mellitus, lesão de pressão, cuidar, enfermagem, educação, processo de enfermagem, unidade de terapia intensiva e transplante cardíaco, gestão. Atuou na gestão e desenvolveu a função de Chefe da Divisão de Enfermagem ,no período de 1996 a 1998,do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (UFPA) ; foi Chefe do Departamento de Enfermagem Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará , no período de 2002 a 2005; atuou na função de Coordenadora de Recursos Humanos, no período de 2009 a 2013, do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará.
Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) de 04 de agosto de 2016 até os dias atuais

Ilma Pastana Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Ilma Pastana Ferreira é Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Fundação Educacional do Estado do Pará (1989), especialista em Enfermagem do Trabalho (1990), especialista em Administraçao Hospitalar à distância pelo Ministério da Saúde (2003) e especialista em Processos Educacionais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2013). Cursou Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Pará, atuando nas disciplinas, Metodologia da Pesquisa e Enfermagem Cirúrgica. É Professora-orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde na Amazônia (PPGESA) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade do Estado do Pará e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão dos Serviços de Saúde da Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará (FHSCMPa). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa com ênfase em Enfermagem cirúrgica, de processamento de materiais médico-hospitalares, de infecção relacionada a assistência à saúde, de sistematização da assistência de Enfermagem, principalmente, no Processo de Enfermagem e gestão do serviço de Enfermagem. Ocupou o cargo de Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará desde jun/ 2008 até jun/2016. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional (2016 - 2019) e membro da Sociedade Brasileira de Estomoterapia. Coordena a Comissão Regional de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (COREMU) da Universidade do Estado do Pará - gestão 2019/202. Preside a ABEn, seção Pará, gestão 2020-2022.

George Pinheiro Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Avançadas (LAEPA); Integrou o Programa de Formação de Pesquisadores Juniores em Saúde realizado pela Editora NEURUS; Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA); Atuou como Monitor Voluntário do Componente Curricular Políticas Públicas e Programas de Saúde; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Pesquisa intitulada: Boas Práticas Baseadas em Evidências em Enfermagem Relacionadas à Atenção a Saúde da Mulher.

Citas

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Publicado

2023-10-04

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Cómo citar

Souza, E. R. C. de, Ferreira, I. P., & Carvalho, G. P. (2023). Estudio bibliométrico sobre la práctica pedagógica em la formación de enfermeras em el contexto del MERCOSUR. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e33. https://doi.org/10.5902/2179769283866

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