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Bibliometric study on pedagogical practice in nurse training in the context of MERCOSUR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283866

Keywords:

Education, Universities, Mercosur, Bibliometrics, Nursing

Abstract

Objective: to analyze scientific production on pedagogical practice in Nurse training in the context of MERCOSUR indexed in the Web of Science. Method: descriptive study, quantitative approach, with bibliometric analysis of indicators: number of publications per year, language, journals, most productive authors, co-authorship and keywords. Data collection took place on June 29, 2022, analysis using Microsoft Excel® Software. Results: 389 documents were identified, distributed among: 354 articles (91%), 19 review articles (4.9%) and 16 conferences (4.1%), published in 126 different journals, in the languages: English, Portuguese and Spanish, between the years 1958 to 2021. The journal with the largest number of publications was the Latin American Nursing Journal. The 10 most productive authors are from Brazil. In the analysis of terms, the words “Nursing”, “Nursing Education” and “Education” stood out. Conclusion: significant Brazilian productivity and little production from other MERCOSUR countries indexed in the Web of Science.

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Author Biographies

Elaine Regina Corrêa de Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Possui Doutorado em Ciências da Educação e da Saúde pela Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales (2022). Mestre em Ciências da Educação Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeño (2000). É professora assistente II da Universidade do Estado do Pará e Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diabete mellitus, lesão de pressão, cuidar, enfermagem, educação, processo de enfermagem, unidade de terapia intensiva e transplante cardíaco, gestão. Atuou na gestão e desenvolveu a função de Chefe da Divisão de Enfermagem ,no período de 1996 a 1998,do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará (UFPA) ; foi Chefe do Departamento de Enfermagem Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará , no período de 2002 a 2005; atuou na função de Coordenadora de Recursos Humanos, no período de 2009 a 2013, do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará.
Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário João de Barros Barreto do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) de 04 de agosto de 2016 até os dias atuais

Ilma Pastana Ferreira, Universidade do Estado do Pará

Ilma Pastana Ferreira é Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Fundação Educacional do Estado do Pará (1989), especialista em Enfermagem do Trabalho (1990), especialista em Administraçao Hospitalar à distância pelo Ministério da Saúde (2003) e especialista em Processos Educacionais pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2013). Cursou Mestrado (2004) e Doutorado (2011) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Enfermeira do Hospital Universitário João de Barros Barreto da Universidade Federal do Pará. É Professora Adjunta I da Universidade do Estado do Pará, atuando nas disciplinas, Metodologia da Pesquisa e Enfermagem Cirúrgica. É Professora-orientadora do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino na Saúde na Amazônia (PPGESA) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade do Estado do Pará e Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão dos Serviços de Saúde da Fundação Hospital Santa Casa de Misericórdia do Pará (FHSCMPa). Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa com ênfase em Enfermagem cirúrgica, de processamento de materiais médico-hospitalares, de infecção relacionada a assistência à saúde, de sistematização da assistência de Enfermagem, principalmente, no Processo de Enfermagem e gestão do serviço de Enfermagem. Ocupou o cargo de Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará desde jun/ 2008 até jun/2016. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) Nacional (2016 - 2019) e membro da Sociedade Brasileira de Estomoterapia. Coordena a Comissão Regional de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (COREMU) da Universidade do Estado do Pará - gestão 2019/202. Preside a ABEn, seção Pará, gestão 2020-2022.

George Pinheiro Carvalho, Universidade do Estado do Pará

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Avançadas (LAEPA); Integrou o Programa de Formação de Pesquisadores Juniores em Saúde realizado pela Editora NEURUS; Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA); Atuou como Monitor Voluntário do Componente Curricular Políticas Públicas e Programas de Saúde; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Pesquisa intitulada: Boas Práticas Baseadas em Evidências em Enfermagem Relacionadas à Atenção a Saúde da Mulher.

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Published

2023-10-04 — Updated on 2023-10-05

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How to Cite

Souza, E. R. C. de, Ferreira, I. P., & Carvalho, G. P. (2023). Bibliometric study on pedagogical practice in nurse training in the context of MERCOSUR. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e33. https://doi.org/10.5902/2179769283866 (Original work published October 4, 2023)

Issue

Section

Artigos Originais

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