Comunidade de investigação e pensamento freiriano: abordagem transformadora na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769292218

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Cognição, Aprendizagem, Ensino, Letramento em Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a convergência entre a comunidade de investigação e os princípios da pedagogia de Paulo Freire no ensino de enfermagem. Método: revisão bibliográfica qualitativa com base em estudos nacionais e internacionais sobre comunidade de investigação e pedagogia freiriana na formação em saúde. Resultados: a integração entre comunidade de investigação e pedagogia freiriana favorece a construção coletiva do conhecimento, o engajamento dos estudantes e o reposicionamento do professor como facilitador. Conclusão: essa articulação promove aprendizagem significativa, inclusiva e orientada à prática, contribuindo para a formação de profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com as demandas sociais.

 

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Biografia do Autor

Leonardo Barros do Amarante, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil

Aline Aparecida da Silva Pierotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil. 

Fernanda Gonçalves Mossatte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Porto Alegre, RS, Brasil

Luciana Buryl Silveira, Sistema de Ensino Gaúcho

Pedagoga, Especialista em Docência para o Ensino Profissionalizante e Técnico, Sistema de Ensino Gaúcho, Porto Alegre, RS, Brasil

João Nunes Maidana Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeiro, Mestrando em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Enfermagem, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Douglas Pereira Elizandro, Instituição de Ensino Dom Alberto

Enfermeiro, Especialista em Terapia Intensiva, Faculdade Dom Alberto, Canoas, RS, Brasil.
ORCID

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

Amarante, L. B. do, Pierotto, A. A. da S., Mossatte, F. G., Silveira, L. B., Maidana Júnior, J. N., & Elizandro, D. P. (2025). Comunidade de investigação e pensamento freiriano: abordagem transformadora na educação. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e44. https://doi.org/10.5902/2179769292218

Edição

Seção

Artigos de revisão