Comunidade de investigação e pensamento freiriano: abordagem transformadora na educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769292218Palavras-chave:
Educação em Saúde, Cognição, Aprendizagem, Ensino, Letramento em SaúdeResumo
Objetivo: analisar a convergência entre a comunidade de investigação e os princípios da pedagogia de Paulo Freire no ensino de enfermagem. Método: revisão bibliográfica qualitativa com base em estudos nacionais e internacionais sobre comunidade de investigação e pedagogia freiriana na formação em saúde. Resultados: a integração entre comunidade de investigação e pedagogia freiriana favorece a construção coletiva do conhecimento, o engajamento dos estudantes e o reposicionamento do professor como facilitador. Conclusão: essa articulação promove aprendizagem significativa, inclusiva e orientada à prática, contribuindo para a formação de profissionais críticos, reflexivos e comprometidos com as demandas sociais.
Downloads
Referências
Cavalcante LTC, Oliveira AAS. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicol Rev. 2020;26(1):83-102. doi: 10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100.
Chau JPC, Lo SHS, Chan KM, Chan MY, Lee VWY, Lam SKY, et al. Development and evaluation of a technology-enhanced, enquiry-based learning program on managing neonatal extravasation injury: a pre-test/post-test mixed-method study. Nurse Educ Today. 2021;97:104672. doi: 10.1016/j.nedt.2020.104672.
Hernández de la Fuente D. Reformas educativas para una crisis. Acerca de la educación del carácter en Platón y Aristóteles. Rev Esp Pedagog. 2023;81(284):91-106. doi: 10.22550/REP81-1-2023-05.
Berg DE. Zooming in on Dewey, democracy, and subjectivity in digital education. Postdigit Sci Educ. 2024;6(4):1304-19. doi: 10.1007/s42438-023-00422-8.
Dwivedi YK, Hughes L, Coombs C, Constantiou I, Duan Y, Edwards JS, et al. Impact of COVID-19 pandemic on information management research and practice: transforming education, work and life. Int J Inf Manag. 2020;55:102211. doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2020.102211.
Freire P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam [Internet]. São Paulo (SP): Cortez; 1983 [acesso em 11 abr 2025]. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=vgCBEAAAQBAJ.
Kolcun K, Zellefrow C, Karl J, Ulloa J, Zehala A, Zeno R, et al. Identifying best practices for virtual nursing clinical education: a scoping review. J Prof Nurs. 2023;48:128-46. doi: 10.1016/j.profnurs.2023.07.001.
Garrison DR, Akyol Z. Toward the development of a metacognition construct for communities of inquiry. Internet High Educ. 2015;17(1):84-9. doi: 10.1016/j.iheduc.2012.11.005.
Garrison DR, Arbaugh JB. Researching the community of inquiry framework: Review, issues, and future directions. Internet Higher Educ. 2007;10(3):157-72. doi: 10.1016/j.iheduc.2007.04.001.
Swan K, Garrison DR, Richardson JC. A constructivist approach to online learning: the community of inquiry framework. In: Payne CR, editor. Information technology and constructivism in higher education. Hershey (PA): IGI Global; 2009 [cited 2025 Apr 11]. p. 43-57. Available from: https://www.igi-global.com/chapter/constructivist-approach-online-learning/23488.
Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa [Internet]. São Paulo: Paz e Terra; 1996 [acesso em 11 abr 2025]. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Ae4nAwAAQBAJ.
Boon M, Orozco M, Sivakumar K. Epistemological and educational issues in teaching practice-oriented scientific research: roles for philosophers of science. Eur J Philos Sci. 2022;12(4):81-100. doi: 10.1007/s13194-022-00447-z.
Freire P. Pedagogia do oprimido [Internet]. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1970 [acesso em 11 abr 2025]. Disponível em: https://paulofreire.org/download/pdf/Revista_Unifreire_28_12_2018.pdf#page=6.
Werlang J, Pereira PB. Educação do campo, CTS, Paulo Freire e currículo: pesquisas, confluências e aproximações. Ciênc Educ (Bauru). 2021;27:e21016. doi: 10.1590/1516-731320210016.
Yusuf A, Aditya RS, AlRazeeni AD, AlMutairi R, Solikhah FK, Kotijah S, et al. Community of inquiry framework combined with podcast media in nursing education innovation during COVID-19 pandemic: an evaluative study. Adv Med Educ Pract. 2023;14:573-84. doi: 10.2147/AMEP.S409209.
Carrera-Rivera A, Ochoa W, Larrinaga F. How-to conduct a systematic literature review: a quick guide for computer science research. MethodsX. 2022;9:101808. doi: 10.1016/j.mex.2022.101895.
Wang L, Liao B, Yang H, Yang C. Exploring nursing undergraduates' experiences with a redesigned blended learning course: a descriptive qualitative study. Nurs Open. 2023;10(4):2689-95. doi: 10.1002/nop2.1478.
Oliveira JP, Esteves TV, Silva FFV, Toledo MERO, Azevedo SA, Morais SCF. Usos das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior durante a pandemia da COVID-19 [Internet]. Educ Rev. 2024 [acesso em 02 dez 2024];40:e45465. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/psrnFVYprYZZHyVqCKwhjdL/.
Suto CSS, Paiva MS, Porcino DO, Oliveira JF, Coelho EAC. Análise de dados em pesquisa qualitativa: aspectos relacionados à triangulação de resultados. Rev Enferm Contemp. 2020;10(2):1396-416. doi: 10.17267/2317-3378rec.v10i2.3863.
Marques HR, Campos AC, Andrade DM, Zambalde AL. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação [Internet]. 2021 [acesso em 02 dez 2024];26(3):718-41. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4815.
Santana OA, Souza SC. Pedagogia do oprimido como referência: 50 anos de dados geohistóricos (1968-2017) e o perfil de seu leitor. Hist Educ. 2019;23:e83528. doi: 10.1590/2236-3459/83528.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Enfermagem da UFSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.



