Vivências de aulas práticas supervisionadas de enfermagem no contexto perioperatório: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769287231

Palavras-chave:

Assistência Perioperatória, Enfermagem, Centro cirúrgico, Enfermagem de Centro Cirúrgico, Ensino de Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar as vivências de aulas práticas supervisionadas da disciplina de enfermagem perioperatória da graduação em enfermagem. Método: relato de experiência, desenvolvido nas aulas práticas supervisionadas de discentes do 3º ano da graduação em enfermagem, realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2023, em uma instituição hospitalar filantrópica de saúde da região sul do Brasil. Resultados: durante as aulas práticas supervisionadas foram acompanhadas cirurgias de diversas especialidades, majoritariamente em adultos, o que possibilitou apreender a organização estrutural; recursos humanos e materiais do centro cirúrgico; o processo de trabalho perioperatório; a relevância de atuação fundamentada em protocolos assistenciais para o cuidado de qualidade e seguro; e, execução de ações no momento anestésico-cirúrgico. Conclusão: as vivências de aulas práticas supervisionadas em enfermagem perioperatória são ferramentas potentes para aproximação teoria-prática, favorecem a ampliação e redirecionamento de habilidades e competências técnico-científicas e de comunicação do discente.

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Biografia do Autor

Sabrina Lemes da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Jheniffer de Andrade Barreto de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Daniely Xavier dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Carolina Chia-Ai Lin Lee, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Marta Cossetin Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Enfermagem (2006) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialização em Assistência na Urgência e Emergência pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí e especialização em Gestão Pública com ênfase em SUS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como Enfermeira na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, vinculada a Secretária de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Estado do Paraná e como docente colaboradora por tempo determinado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, saúde do adulto, atenção de enfermagem nas prisões e salutogênese. Membro do Grupo de Estudo Multidisciplinar em Saúde do Adulto - GEMSA (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

Silva, S. L. da, Lima, J. de A. B. de, Santos, D. X. dos, Lin Lee, C. C.-A., & Costa, M. C. (2024). Vivências de aulas práticas supervisionadas de enfermagem no contexto perioperatório: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e21. https://doi.org/10.5902/2179769287231

Edição

Seção

Relato de experiência

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