Promoção da saúde do adolescente: modelo de Nola Pender por meio de oficinas virtuais participativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284147

Palavras-chave:

Saúde do adolescente, Teoria de Enfermagem, Modelos de Enfermagem, Serviços de Enfermagem Escolar, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: discutir o percurso cuidativo-educativo dialógico do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender por meio de oficinas virtuais participativas com adolescentes. Método: pesquisa participativa, com abordagem da pesquisa-ação, efetuada em uma unidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica na região Centro-Oeste. Realizaram-se sete oficinas com 15 adolescentes e com análise interpretativa. Resultados: a temática das oficinas abordou os componentes do Modelo de Promoção da Saúde: Características e experiências individuais; Sentimentos e conhecimentos sobre o comportamento que se quer alcançar; e Comportamento de promoção da saúde desejável. O conteúdo produzido foi elaborado no diagrama do próprio Modelo. Conclusão: o caráter dialógico da pesquisa participativa validou as oficinas como tecnologias cuidativo-educacionais, as quais apoiaram a prática do enfermeiro na conscientização e no empoderamento para atender às especificidades dessa população e propiciaram reflexões, mudanças nos comportamentos de saúde e autonomia do adolescente.

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Biografia do Autor

Daniela Bulcão Santi, Instituto Federal Catarinense

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Instituto Federal Catarinense/Técnico-Administrativo em Educação, Blumenau, SC, Brasil.

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira, Doutora em Ciências, Universidade Estadual de Maringá/Professora adjunta, Maringá, PR, Brasil.

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Publicado

2023-11-06 — Atualizado em 2023-12-04

Versões

Como Citar

Santi, D. B., & Baldissera, V. D. A. (2023). Promoção da saúde do adolescente: modelo de Nola Pender por meio de oficinas virtuais participativas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e40. https://doi.org/10.5902/2179769284147 (Original work published 6º de novembro de 2023)

Edição

Seção

Artigos Originais