A crise hipertensiva e o conhecimento da doença por indivíduos portadores de hipertensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976925680

Palavras-chave:

Enfermagem, Hipertensão, Comportamento de busca de informação

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976925680

Objetivos: identificar os motivos para a busca do atendimento hospitalar na crise hipertensiva e analisar o conhecimento de indivíduos com hipertensão arterial sobre a doença. Metodologia: pesquisa descritiva, realizada em banco de dados do Grupo de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto. Foi realizada a análise das entrevistas do banco de dados segundo análise temática de Bardin. Os participantes das entrevistas utilizadas foram doze que possuíam entre 18 a 65 anos, de ambos os sexos, com crise hipertensiva. Resultados: os dados propiciaram a construção de três categorias: 1- Motivos apontados para a busca do atendimento hospitalar; 2- Conhecimento da doença, que é caracterizada pelos fatores de risco e complicações; 3- Formas de controle da doença. Considerações finais: os motivos para busca do serviço de saúde foram os sintomas e, o conhecimento da doença foi expresso através do reconhecimento da importância do controle dos hábitos de vida e das complicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Veiga Mottin da Silva, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Enfermeira, pós-graduada em Urgência e Emergência; e em Gestão em Saúde Pública. Mestranda em Prática Profissional de Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Area: Saúde do Adulto.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Paraná, coordenadora da Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, doença crônica, saúde do adulto, cuidados em enfermagem e educação em saúde. Realizou estágio de pós doutoramento no Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde(CICTS) da Universidade de Évora- Portugal. Presta consultoria ad hoc a vários periódicos e pertence a Conselhos Editoriais de Revistas Nacionais e Internacionais.

Elis Martins Ulbrich, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Doutoranda da Universidade Federal do Paraná (2011-2015). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2009-2010). Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho no Instituto Brasileiro de Pós Garduação e Extensão (IBPEX). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2003-2008). Bolsista REUNI, Ex-bolsista CAPES, Ex-bolsista PIBIC - CNPq. Atualmente é participante (pesquisador) do grupo de pesquisa de Estudos Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA). Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, doença crônica, educação em saúde e urgência e emergência.

Downloads

Publicado

2013-05-10

Como Citar

Silva, J. V. M. da, Mantovani, M. de F., & Ulbrich, E. M. (2013). A crise hipertensiva e o conhecimento da doença por indivíduos portadores de hipertensão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(1), 17–25. https://doi.org/10.5902/217976925680

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)