Cuidados com úlceras venosas: realidade do Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924967

Palavras-chave:

Úlcera varicosa, Bandagens, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: Descrever os recursos utilizados pelos enfermeiros de saúde pública no cuidado de úlceras venosas em duas realidades socioeconômicas distintas. Método: Estudo de campo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado, a amostra consistiu em seis enfermeiras de cada cidade. Foi realizada a análise de conteúdo. Resultados: constatou-se que alguns agentes tópicos são utilizados em ambas as cidades estudadas, porém em Leiria há maior disponibilidade e variedade de recursos. Conclusões: Não há uma única cobertura adequada para todas as feridas, devido às especificidades de cada tipo ou fase das lesões. Os enfermeiros precisam conhecer e testar novas tecnologias e recursos disponíveis no mercado, assim como investigar suas práticas para aumentar o poder de argumentação junto aos gestores e demais profissionais da equipe de saúde. É preciso realizar avaliação interdisciplinar do usuário e agregá-lo no plano terapêutico, especialmente nos casos de feridas crônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Silveira da Silva, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

O autor já está cadastrado no site da revista.

Giselda Veronice Hahn, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

Enfermeira, formada pela UFSM em 1988, mestre em assistência de enfermagem pela UFSC em 2000, doutoranda de enfermagem pela escola de enfermagem da UFRGS, professora do Centro Universitário UNIVATES, área de exercício profissional, história e teorias de enfermagem.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Silva, D. S. da, & Hahn, G. V. (2012). Cuidados com úlceras venosas: realidade do Brasil e Portugal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 330–338. https://doi.org/10.5902/217976924967

Edição

Seção

Artigos Originais