Riscos à segurança do paciente em unidade de internação hospitalar: concepções da equipe de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924966

Palavras-chave:

Risco, Segurança do paciente, Organização e administração

Resumo

Objetivo: identificar a concepção da equipe de enfermagem sobre os possíveis riscos à segurança do paciente internado em unidade clínica, bem como conhecer as estratégias empregadas para controlar os riscos. Método: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 14 sujeitos, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atuam em unidades de internação clínica. Foi realizada Análise de Conteúdo. Resultados: os profissionais identificam os riscos e notificam os erros de acordo com a rotina do serviço, o registro é informatizado e impresso e a família comunicada; há preocupação com os aspectos éticos e legais no caso de haver dano ao paciente; a carga de trabalho excessiva e o dimensionamento de pessoal insuficiente foram mencionados como riscos aos pacientes. Conclusões: o gerenciamento de riscos é trabalho complexo, que incorpora diferentes aspectos inerentes à prática profissional, mas relevantes para qualificar a assistência de enfermagem. É tema a ser abordado através da educação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Fassini, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

Enfermeira, formada pelo Centro Universitário UNIVATES. Atua no setor de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde, vinculada a Prefeitura Municipal de Estrela.

Giselda Veronice Hahn, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

Enfermeira, formada pela UFSM em 1988, mestre em assistência de enfermagem pela UFSC em 2000, doutoranda de enfermagem pela escola de enfermagem da UFRGS, professora do Centro Universitário UNIVATES, área de exercício profissional, história e teorias de enfermagem.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Fassini, P., & Hahn, G. V. (2012). Riscos à segurança do paciente em unidade de internação hospitalar: concepções da equipe de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 290–299. https://doi.org/10.5902/217976924966

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.