Motivações para a violência no contexto escolar sob a óptica do adolescente

Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia, Alisson Araújo, Adelino da Silva Santos Júnior

Resumo


Objetivos: Compreender as motivações que levam à prática de violência no contexto escolar, sob a óptica dos adolescentes. Método: Utilizou-se o método qualitativo, sendo os dados colhidos por meio de entrevista. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Para os adolescentes, as motivações para a violência escolar foram: questões relacionadas a relações entre parceiros afetivos, desrespeito às características físicas e sociais dos sujeitos, resistência à imposição de regras, influência da estrutura familiar e uso de drogas. Considerações finais: A pesquisa mostra que a origem da violência tem raízes multifatoriais. Ressalta-se a necessidade de integrar ações de diversos setores ao contexto das práticas no cotidiano da escola, na perspectiva de construção de uma rede que permita prestar melhor assistência e conseguir maior adesão dos adolescentes, direcionando ações para empoderá-los sobre seus direitos de acesso aos serviços de promoção da saúde.

Palavras-chave


Pesquisa qualitativa; Violência; Adolescente; Estudantes; Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/217976923760



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.