Absenteísmo e sintomas osteomusculares em técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228685

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Absenteísmo, Sistema Musculoesquelético, Transtornos Traumáticos Cumulativos.

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre o absenteísmo e os sintomas osteomusculares de técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação hospitalar adulta. Método: estudo transversal, quantitativo, com 71 técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação adulta de um hospital privado. Utilizou-se o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e estatística analítica. Resultados: 51,4% dos participantes relataram dor ou parestesia no pescoço, ombros e região superior das costas nos últimos 12 meses. Na região inferior das costas, 58% relataram dor nesse período. Foi estatisticamente maior (p<0,05) o absenteísmo nos trabalhadores com dor/parestesia nos ombros, cotovelos e parte inferior das costas no último ano, ou que apresentaram impedimento para realização de alguma atividade no mesmo período por sintomas no pescoço ou na parte inferior das costas. Conclusão: ampliar os estudos sobre doenças osteomusculares e o absenteísmo são fundamentais para a melhoria das condições de trabalho na enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luccas Melo de Souza, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, porto Alegre, RS

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Membro do Grupo de Pesquisa Segurança e Saúde no Trabalho de Enfermagem (SESATE) da Universidade Luterana do Brasil, campus Gravataí.

Eduarda Soriano Davila, Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Enfermeira do Hospital Moinhos de Vento.

Chirley Dias Scopel, Universidade Luterana do Brasil, Gravataí, RS

Acadêmica de Enfermagem da ULBRA, campi Gravataí. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária da ULBRA. Membro do SESATE.

Patrícia do Nascimento Amaral Barbieri, Universidade Luterana do Brasil, Gravataí, RS

Acadêmica de Enfermagem da ULBRA, campi Gravataí. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária da ULBRA. Membro do SESATE.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Souza, L. M. de, Davila, E. S., Scopel, C. D., & Barbieri, P. do N. A. (2018). Absenteísmo e sintomas osteomusculares em técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação hospitalar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 366–379. https://doi.org/10.5902/2179769228685

Edição

Seção

Artigos Originais