Características sociodemográficas e gineco-obstétricas de adolescentes assistidas em serviço de planejamento familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769226988

Palavras-chave:

Adolescente, Anticoncepção, Planejamento familiar, Serviços de saúde

Resumo

Objetivo: caracterizar adolescentes assistidas em serviço de planejamento familiar quanto aos aspectos sociodemográficos, ginecológicos e obstétricos. Método: estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa. População de 145 adolescentes, com idade de 13 a 19 anos, de um Serviço de Planejamento Familiar com dados secundários, de hospital público de Fortaleza, Ceará, Brasil. Análise estatística realizada através do programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0, e dados descritos e apresentados em tabelas. Resultados: prevaleceram idades de 15 a 17 anos (45,5%) e união conjugal (89,7%). A média de idade da menarca igual 11,88 + 1,52, da iniciação sexual de 14,01 + 1,53, e da primeira gestação de 15,06 + 1,71. A maioria (75,1%) teve uma gestação. O tipo de parto que prevaleceu foi o normal (52,2%). Conclusão: observaram-se carências de cuidados individuais às adolescentes para fortalecimento da autonomia e escolhas de práticas sexuais seguras. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Veraci Oliveira Queiroz, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Enfermeira. Docente do Curso de Enfermagem. Pesquisadora na área com estudos de abordagem qualitativa e quantitativa. Fortaleza, CE - Brasil.

Mônica Medeiros Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade de Ribeirão Preto. Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora do Serviço de Planejamento Familiar do Hospital Geral de Fortaleza. Enfermeira Assistencial no Serviço de Planejamento Familiar do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Gerente de Risco do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Fortaleza, CE - Brasil.

Caroline Magalhães de Alcântara, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Discente do Curso de Enfermagem Obstétrica da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE - Brasil.

Martha Campos de Moura Fé, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, pela UECE. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005). Especialista em Emergência e Saúde Pública. Coordenou o Programa Saúde na Escola (PSE) do município de Limoeiro do Norte - CE por 2 anos. Trabalha na Estratégia Saúde da Família. Atua principalmente nos seguintes temas: educacional, gerenciamento, Saúde Pública e Emergência. Fortaleza, CE - Brasil.

Amanda Newle Sousa Silva, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará

Doutoranda do Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre do Programa de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Curso de Especilização e Qualificação da 4 saberes. Enfermeira Assistencial no Serviço de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Fortaleza, CE - Brasil.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Queiroz, M. V. O., Vasconcelos, M. M., Alcântara, C. M. de, Fé, M. C. de M., & Silva, A. N. S. (2017). Características sociodemográficas e gineco-obstétricas de adolescentes assistidas em serviço de planejamento familiar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 615–628. https://doi.org/10.5902/2179769226988

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.