A produção científica brasileira sobre cuidados de enfermagem a pacientes portadores de úlceras por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922486

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Estudantes de enfermagem, Úlcera por pressão

Resumo

Objetivo: conhecer o que tem sido produzido sobre Úlceras por pressão, visando a tecer reflexões sobre esse tema no contexto da assistência à saúde. Método: realizou-se uma revisão bibliográfica, de abordagem quantitativa, no SciELO, BDENF e LILACS, por meio do descritor Úlcera por pressão e no idioma português. Incluíram-se as produções em língua portuguesa publicadas no período de 1999 a 2010. Elaborou-se um quadro sinóptico, avaliando-se a categoria profissional do primeiro autor de cada publicação, metodologia, fonte, sujeitos pesquisados e área de conhecimento dos sujeitos estudados e temática principal do estudo. Resultados: das produções analisadas, 47,14% utilizam pesquisas de campo como metodologia. Prevaleceram produções com pacientes, sendo 68,57% destes internados em hospitais, 14,28% do total, envolvendo profissionais de saúde, e 2,85% com estudantes de enfermagem. Conclusão: a literatura brasileira tem produzido poucas pesquisas voltadas para a discussão do ensino-aprendizagem no tratamento e prevenção das UPP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques Da Silva, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, Valparaíso de Goiás, GO

Enfermeiro graduado na Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)-Rio Grande do Sul. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM. Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) da Escola de Enfermagem da USP (EEUSP). Pós-doutor em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia(UFBA).

Roger Rodrigues Peres, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico do 5º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. 

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS, 2007). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf/UFSM/RS, 2013). Licenciada em Educação pelo Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional (UFSM/RS, 2012). Doutora em Enfermagem (PPGENF/UFRGS/RS, 2017). Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó (UFFS/SC). Líder do Grupo de Pesquisa Grupo de estudo e pesquisa sobre evidências do cuidado à saúde em pediatria e hebiatria (GEPE-CPDH). Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem (UFFS/SC). Atua nos seguintes temas: neonatologia, pediatria e hebiatria com ênfase na prática baseada em evidência.

Downloads

Publicado

2011-04-06

Como Citar

Silva, R. M. D., Peres, R. R., Camponogara, S., & Brum, C. N. de. (2011). A produção científica brasileira sobre cuidados de enfermagem a pacientes portadores de úlceras por pressão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 246–253. https://doi.org/10.5902/217976922486

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.