O papel do Enfermeiro no cuidado à puérpera

Autores

  • Ana Paula Prigol Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Lenir Maria Baruffi Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769222286

Palavras-chave:

Período pós-parto, Saúde da mulher, Assistência à saúde, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar o papel do enfermeiro na transição puerperal nos contextos hospitalar e comunitário. Método: estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com nove enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família e da maternidade do Hospital São Vicente de Paulo do município de Passo Fundo-Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu de julho a agosto de 2014, por meio de entrevista semiestruturada. As falas foram submetidas à análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: os resultados foram discutidos a partir das categorias: cuidados de enfermagem à puérpera e ao recém-nascido no hospital; extensão do cuidado na Estratégia de Saúde da Família; a visita domiciliar no puerpério; e a escuta e a orientação pelo Enfermeiro no puerpério. Conclusão: diante da importância das ações desenvolvidas pelo enfermeiro durante o período puerperal, é imprescindível que tome seu espaço de atuação, para que a assistência se torne mais qualificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Prigol, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Enfermeira

Lenir Maria Baruffi, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Enfermeira, Mestre em Assistência de Enfermagem pela UFRGS. Professora Titular II do Curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2017-05-30

Como Citar

Prigol, A. P., & Baruffi, L. M. (2017). O papel do Enfermeiro no cuidado à puérpera. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(1), 1–8. https://doi.org/10.5902/2179769222286

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.