Vídeo educativo na fase pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769221520Palavras-chave:
Transplante de células-tronco hematopoiéticas, Enfermagem, Educação, TecnologiaResumo
Objetivo: avaliar a qualidade de vídeo educativo apresentado na fase pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas na percepção dos transplantados. Método: pesquisa avaliativa, aprovada por Comitê de Ética, realizada com 31 transplantados, entre março e agosto de 2014, em instituição oncológica de Santa Catarina/Brasil. Aplicou-se um questionário que investigou dados sociais dos participantes e avaliativos sobre o vídeo educativo produzido e implementado. Os achados foram submetidos à estatística descritiva, no Programa Excel®/Microsoft, versão 2007. Resultados: 90,3% dos participantes consideraram adequada a forma de apresentação dos conteúdos; 58,1% não indicaram qualquer exclusão; 80,6% consideraram o tempo do vídeo adequado. A principal sugestão para melhorias no vídeo educativo foi a inclusão das reações pós-transplante. Conclusão: os transplantados avaliaram que o vídeo contribui para a aprendizagem e redução da ansiedade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Ikeda, A. L. C., da Cruz, F. B. J., da Rosa, L. M., Anders, J. C., Radünz, V., & Fermo, V. C. (2016). Vídeo educativo na fase pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 507–517. https://doi.org/10.5902/2179769221520
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.