Vídeo educativo na fase pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas

Ana Lúcia Colombo Ikeda, Fernanda Bion Jacques da Cruz, Luciana Martins da Rosa, Jane Cristina Anders, Vera Radünz, Vivian Costa Fermo

Resumo


Objetivo: avaliar a qualidade de vídeo educativo apresentado na fase pré-transplante de células-tronco hematopoiéticas na percepção dos transplantados. Método: pesquisa avaliativa, aprovada por Comitê de Ética, realizada com 31 transplantados, entre março e agosto de 2014, em instituição oncológica de Santa Catarina/Brasil. Aplicou-se um questionário que investigou dados sociais dos participantes e avaliativos sobre o vídeo educativo produzido e implementado. Os achados foram submetidos à estatística descritiva, no Programa Excel®/Microsoft, versão 2007. Resultados: 90,3% dos participantes consideraram adequada a forma de apresentação dos conteúdos; 58,1% não indicaram qualquer exclusão; 80,6% consideraram o tempo do vídeo adequado. A principal sugestão para melhorias no vídeo educativo foi a inclusão das reações pós-transplante. Conclusão: os transplantados avaliaram que o vídeo contribui para a aprendizagem e redução da ansiedade.

Palavras-chave


Transplante de células-tronco hematopoiéticas; Enfermagem; Educação; Tecnologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2179769221520



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.