Qualidade de vida e cuidado de enfermagem na percepção de mulheres mastectomizadas

Autores

  • Natalia Gondim Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE
  • Thereza Maria Magalhães Moreira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE
  • Ana Karina Bezerra Pinheiro UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE
  • Juliana Vieira Figueiredo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE
  • Ana Virgínia de Melo Fialho UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769217103

Palavras-chave:

Enfermagem, Mastectomia, Qualidade de Vida

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769217103

Objetivo: Descrever a percepção de mulheres mastectomizadas acerca dos cuidados de enfermagem recebidos e de sua qualidade de vida. Método: Estudo qualitativo, descritivo, realizado através de entrevistas semiestruturadas com 21 mulheres submetidas à mastectomia, acompanhadas de junho a setembro de 2013 em um ambulatório de mastologia de uma maternidade-escola em Fortaleza, Ceará, Brasil. Os dados foram analisados por meio da análise temática de Minayo. Resultados: Emergiram duas categorias: “Qualidade de vida da mulher mastectomizada” e “Cuidados de enfermagem à mulher mastectomizada”. Conclusões: Para a mastectomizada, qualidade de vida está ligada a ter saúde, alimentação saudável, paz, espiritualidade, trabalho e atividade física. Observou-se que o cuidado de enfermagem envolve técnica e teoria, sendo necessário cuidar de forma holística e ética, respeitando aspectos culturais e sociais. A pesquisa espera despertar e sensibilizar novas discussões, com ênfase principalmente no cuidado à mastectomizada, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Gondim Almeida, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

ENFERMEIRA, MESTRE EM CUIDADOS CLÍNICOS DE ENFERMAGEM E SAÚDE DOUTORANDA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CUIDADOS CLÍNICOS DE ENFERMAGEM E SAÚDE  DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Thereza Maria Magalhães Moreira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Programa de Pós-Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Karina Bezerra Pinheiro, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Juliana Vieira Figueiredo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

Enfermeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ana Virgínia de Melo Fialho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FORTALEZA, CE

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora do Programa de Pós-Graduação de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Almeida, N. G., Moreira, T. M. M., Pinheiro, A. K. B., Figueiredo, J. V., & Fialho, A. V. de M. (2015). Qualidade de vida e cuidado de enfermagem na percepção de mulheres mastectomizadas. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(4), 607–617. https://doi.org/10.5902/2179769217103

Edição

Seção

Artigos Originais