Perfil dos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em um estado do nordeste do Brasil

Autores

  • Ilisdayne Thallita Soares da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Dalva Cezar da Silva Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Marina de Góes Salvetti Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem - UFRN. Professora Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil.
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Nilba Lima de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769215207

Palavras-chave:

Síndrome da imunodeficiência adquirida, Epidemiologia, Perfil de saúde, Sistemas de informação.

Resumo

Doi: 10.5902/2179769215207

Objetivo: descrever o perfil dos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida no Rio Grande do Norte, Brasil, no período de 1980 a 2013. Método: estudo quantitativo e descritivo com dados coletados em maio de 2014, por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: foram diagnosticados 4.666 casos no período analisado, sendo 66,6% do sexo masculino, 82,6% da faixa etária entre 20 e 49 anos, 31,6% da raça parda e com predomínio de escolaridade baixa. A categoria de exposição mais frequente foi a de heterossexuais, tanto para o sexo masculino quanto para o sexo feminino. Conclusão: no Rio Grande do Norte, no período estudado, o perfil epidemiológico apresentou predomínio de pessoas do sexo masculino, em idade economicamente ativa e com baixa escolaridade. Conhecer essas características epidemiológicas pode contribuir para o planejamento de ações estratégicas de saúde envolvendo os profissionais de saúde e a enfermagem. Descritores: Síndrome da imunodeficiência adquirida; Epidemiologia; Perfil de saúde; Sistemas de informação; Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilisdayne Thallita Soares da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Prefeitura Municipal de Cuité. Paraíba, Brasil.

Dalva Cezar da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marina de Góes Salvetti, Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem - UFRN. Professora Doutora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil.

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enfermeiro. Pós-Doutor em Enfermagem - Évora/Portugal. Doutor em Enfermagem. Professor Titular do departamento de Enfermagem da UFRN. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ2/CNPq. Natal, RN, Brasil.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Docente do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil. Natal, RN, Brasil.

Nilba Lima de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Docente do departamento de enfermagem da UFRN. Natal, RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Silva, I. T. S. da, Silva, D. C. da, Salvetti, M. de G., Torres, G. de V., Silva, R. A. R. da, & Souza, N. L. de. (2015). Perfil dos casos de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida em um estado do nordeste do Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 727–738. https://doi.org/10.5902/2179769215207

Edição

Seção

Artigos Originais