Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública

Izabelle Mont’alverne Napoleão Albuquerque, Diógenes Farias Gomes, Ananda Milena Martins Vasconcelos, Denise Tomaz Aguiar, Taíssa Braga da Silva

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/2179769214795

Objetivo: identificar a concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública acerca do bullying. Método: trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com 13 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Ceará, durante o ano de 2013, o qual se utilizou da observação participante e entrevista estruturada para coleta de informações. A pesquisa respeitou os princípios éticos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os estudantes relacionavam o bullying às agressões e atitudes intimidatórias realizadas na escola, desconheciam os personagens e tipos deste fenômeno, sendo que a maioria deles já havia sofrido agressões verbais. Visto a dimensão deste fenômeno é necessário incorporar profissionais do setor saúde para atuarem no ambiente escolar. Considerações Finais: embora os sujeitos tivessem uma concepção prévia sobre bullying, esta era pouco fundamentada nas experiências do cotidiano escolar.


Palavras-chave


Enfermagem; Bullying; Estudantes; Saúde do adolescente

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769214795



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