Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública

Autores

  • Izabelle Mont’alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE
  • Diógenes Farias Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE
  • Ananda Milena Martins Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE
  • Denise Tomaz Aguiar Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE
  • Taíssa Braga da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769214795

Palavras-chave:

Enfermagem, Bullying, Estudantes, Saúde do adolescente

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179769214795

Objetivo: identificar a concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública acerca do bullying. Método: trata-se de uma pesquisa-ação, de caráter exploratório-descritivo e abordagem qualitativa. Foi desenvolvida com 13 estudantes do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado do Ceará, durante o ano de 2013, o qual se utilizou da observação participante e entrevista estruturada para coleta de informações. A pesquisa respeitou os princípios éticos e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os estudantes relacionavam o bullying às agressões e atitudes intimidatórias realizadas na escola, desconheciam os personagens e tipos deste fenômeno, sendo que a maioria deles já havia sofrido agressões verbais. Visto a dimensão deste fenômeno é necessário incorporar profissionais do setor saúde para atuarem no ambiente escolar. Considerações Finais: embora os sujeitos tivessem uma concepção prévia sobre bullying, esta era pouco fundamentada nas experiências do cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabelle Mont’alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Enfermeira. Vice-Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Doutora em Enfermagem e Promoção da Saúde pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora do Mestrado Acadêmico em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará/Sobral. Professora do Mestrado Profissionalizante em Saúde da Família da RENASF/UVA. Sobral/CE.

Diógenes Farias Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Laboratório de Pesquisa Social Educação Transformadora e Saúde Coletiva (LabSUS). Sobral/CE.

Ananda Milena Martins Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Sobral/CE.

Denise Tomaz Aguiar, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Enfermeira. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Cuidados Clinicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Sobral/CE.

Taíssa Braga da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, CE

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral/CE.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Albuquerque, I. M. N., Gomes, D. F., Vasconcelos, A. M. M., Aguiar, D. T., & Silva, T. B. da. (2015). Bullying na concepção de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública. Revista De Enfermagem Da UFSM, 5(3), 445–453. https://doi.org/10.5902/2179769214795

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.