Aprendizagem baseada em problemas com cenários simulados: um modelo pedagógico auto-dirigido em enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769210863Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Simulação por Computador, Aprendizagem, EnfermagemResumo
Objetivo: este artigo tem como proposta apresentar um modelo de fusão de dois métodos de aprendizagem ativos, tais como Problem Based Learning e simulação clínica em enfermagem. Este modelo está fundamentado na experiência combinada, implementada plenamente no 4° ano de enfermagem da Universidade Católica San Antonio de Murcia (Espanha). Método: as atividades são realizadas em grupos de 18 alunos e subgrupos de três, em que se elegem as situações clínicas que terão que trabalhar. Os alunos realizam uma chuva de ideias e alcançam os objetivos de apredizagem. Descrevem o cenário, o representam na sala de simulação clínica e o discutem tendo como base o Debriefing e fundamentando sua análise em evidências científicas. Resultados: observa-se uma maior envolvimento dos alunos e uma maior participação no Debriefing. Conclusão: percebe-se que a aprendizagem é reforçada com a soma de ambas as metodologias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.