Aprendizagem baseada em problemas com cenários simulados: um modelo pedagógico auto-dirigido em enfermagem

José Luis Días Agea, César Leal Costa

Resumo


Objetivo: este artigo tem como proposta apresentar um modelo de fusão de dois métodos de aprendizagem ativos, tais como Problem Based Learning e simulação clínica em enfermagem. Este modelo está fundamentado na experiência combinada, implementada plenamente no 4° ano de enfermagem da Universidade Católica San Antonio de Murcia (Espanha). Método: as atividades são realizadas em grupos de 18 alunos e subgrupos de três, em que se elegem as situações clínicas que terão que trabalhar. Os alunos realizam uma chuva de ideias e alcançam os objetivos de apredizagem. Descrevem o cenário, o representam na sala de simulação clínica e o discutem tendo como base o Debriefing e fundamentando sua análise em evidências científicas. Resultados: observa-se uma maior envolvimento dos alunos e uma maior participação no Debriefing. Conclusão: percebe-se que a aprendizagem é reforçada com a soma de ambas as metodologias.



Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas; Simulação por Computador; Aprendizagem; Enfermagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/2179769210863



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.