Perfil das mulheres em tratamento quimioterápico em um município no Sul do Brasil*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210530

Palavras-chave:

Neoplasias, Quimioterapia, Mulheres, Enfermagem, Perfil de saúde

Resumo

Objetivo: descrever o perfil das mulheres em tratamento quimioterápico em um serviço de oncologia de um hospital de ensino em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado de março a junho de 2010. A amostra constituiu-se de 117 mulheres. A análise dos dados foi frequencial. Resultados: as características predominantes foram: idosas, cor branca, sem companheiro, que estudaram entre cinco a oito anos, com alguma crença religiosa, aposentadas, com baixa renda e procedentes do município em que se originou o estudo. A comorbidade de maior frequência foi a hipertensão, quanto aos fatores de risco modificáveis, foram o uso do tabaco e a ingestão de chimarrão em temperatura elevada. Em relação aos tipos de câncer, o de mama foi o mais prevalente. Conclusão: este estudo permitiu conhecer as características sociodemográficas e econômicas das mulheres com câncer, podendo dessa forma, direcionar ações específicas para esta população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline da Costa Viegas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista de Demanda Social (CAPES). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira.Pós doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e vice-líder do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.

Juliana Graciela Vestena Zillmer, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde às Pessoas com Doenças Crônicas (NUCRON).

Rosani Manfrin Muniz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de pelotas (UFPel). Líder e Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Bianca Pozza dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Periódico Científico Journal of Nursing and Health (JONAH) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. 

Daiane Lopes Leal Borba, Hospital Universitário São Francisco de Paula, Pelotas, RS

Enfermeira. Enfermeira Assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

Aline Machado Feijó, Prefeitura Municipal de Pelotas, Pelotas, RS

Mestre em Enfermagem pela UFPel. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Integrante do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas. Orientadora da Especialização em Saúde da Família EaD, UnA-SUS, UFPel. Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Viegas, A. da C., Schwartz, E., Zillmer, J. G. V., Muniz, R. M., Santos, B. P. dos, Borba, D. L. L., & Feijó, A. M. (2014). Perfil das mulheres em tratamento quimioterápico em um município no Sul do Brasil*. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 389–400. https://doi.org/10.5902/2179769210530

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2