Blog como ferramenta pedagógica na produção colaborativa em educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613085917Palabras clave:
Produção colaborativa, Mídias, Educação ambiental, Bullying, BlogResumen
A história dessa pesquisa se deve às inquietações acerca do pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e relata-se uma experiência que proporcione aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento. Nessa pesquisa, objetivou-se construir um ambiente para aprendizagem colaborativa apoiada por computador como estratégia de ensino-aprendizagem em educação ambiental. O bullying foi o recorte feito sobre a temática ambiental como forma de problematizar questões como a violência enquanto dispositivo de constituição dos sujeitos. Buscou-se desenvolver os princípios metodológicos da pesquisa-ação, que tem como características a ação, a pesquisa e a mudança de comportamento dos envolvidos, que, coletivamente, intervêm na ação em todas as suas fases, cuja finalidade comum é transformar a realidade. Os resultados demonstraram que os participantes utilizam de estratégias que cooperam para ações coletivas e participativas, demonstrando que o blog é uma ferramenta pedagógica que problematiza o processo de interação mediada por computador e à produção de textos colaborativos, assim contribuindo para que a educação seja transformadora, crítica e participativa.
Descargas
Citas
ABEGG, I. et al. Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle. jul. 2009. Disponível em: http://portalsbc.sbc.org.br/?module=Public&action=SearchResult&author=2329. Acesso em: 8 dez. 2009.
BARBOSA, C. A. P.; SERRANO, C. A. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. 2005. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf. Acesso em: 18 jan. 2011.
BITTENCOURT, C.S. et al. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, mar. 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2007/index.html. Acesso em: 8 dez. 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde, v. 9. Brasília: MEC, 1997.
COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativo SIIE 2007, nov. 2007, p. 199-204. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf. Acesso em: 17 jan. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1997.
FREIRE, W. (Org.). Tecnologia e Educação. As mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14 n. 2, São Paulo abr/jun 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200002&script=sci_arttext. Acesso em: 20 set. 2010.
GUTIERREZ, S. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. In: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, mai. 2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/. Acesso em: 12 jul. 2010.
LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. (Org.). Tecnologia e Educação. As mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.
MARQUES, E. G. Educação Ambiental e Tecnologia Social: juntas por um desenvolvimento rural sustentável. 2010. 67f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
_______. A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Economia Solidária. 2011. 47f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2006.
MORIN, E. O Método, v.1. A natureza da natureza. Portugal: Publicações Europa-América, 1991.
OLIVEIRA, E. da S. G. de; REGO, M. C. L. C.; VILLARDI, R. M. Aprendizagem mediada por ferramentas de interação: análise do discurso de professores em um curso de formação continuada a distância. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1413-1434, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 30 out. 2009.
PEREIRA, A. L. V. O uso de ambientes virtuais colaborativos como apoio ao ensino presencial. In: 6 Congresso Iberoamericano, 4 Simpósio Internacional de Informática Educativa, 7 Taller Internacional de Software Educativo, 2002. Disponível em: http://www.gist.det.uvigo.es/ie2002/actas/paper-125.pdf. Acesso em: 10 dez. 2009.
REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001a.
_______. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 2001b.
ROMANÓ, R. S. Ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 2. n. 1, mar., 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/index.html. Acesso em: 10 dez. 2009.
ROSADO, L. A. da S.; BOHADANA, E. Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente de aprendizagem Moodle. In: VI Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (E-TIC), nov. 2007. Disponível em:
http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesaluizalexandre.pdf. Acesso em: 15 jun. 2010.
TAMAR, L. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa – RELATEC, 8 (2), 91-108. Disponível em: http://campusvirtual.unex.es/cala/editio. Acesso em: 23 dez. 2009.
THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação em Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
TOZZONI-REIS, M. F. C. Pesquisa-Ação: compartilhando saberes; Pesquisa e Ação educativa ambiental. In: Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos e coletivos educadores. Brasília: MMA, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.