Blog como ferramenta pedagógica na produção colaborativa em educação ambiental

Autores/as

  • Eliandra Gomes Marques Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085917

Palabras clave:

Produção colaborativa, Mídias, Educação ambiental, Bullying, Blog

Resumen

A história dessa pesquisa se deve às inquietações acerca do pouco emprego das mídias nas práticas pedagógicas e relata-se uma experiência que proporcione aos estudantes e professores outro olhar à produção do conhecimento. Nessa pesquisa, objetivou-se construir um ambiente para aprendizagem colaborativa apoiada por computador como estratégia de ensino-aprendizagem em educação ambiental. O bullying foi o recorte feito sobre a temática ambiental como forma de problematizar questões como a violência enquanto dispositivo de constituição dos sujeitos. Buscou-se desenvolver os princípios metodológicos da pesquisa-ação, que tem como características a ação, a pesquisa e a mudança de comportamento dos envolvidos, que, coletivamente, intervêm na ação em todas as suas fases, cuja finalidade comum é transformar a realidade. Os resultados demonstraram que os participantes utilizam de estratégias que cooperam para ações coletivas e participativas, demonstrando que o blog é uma ferramenta pedagógica que problematiza o processo de interação mediada por computador e à produção de textos colaborativos, assim contribuindo para que a educação seja transformadora, crítica e participativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliandra Gomes Marques, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Educadora em economia solidária, especialista em educação ambiental, mídias na educação e em gestão educacional pela UFSM.

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em Informática na Educação pela UFRGS, professora da UFSM/Centro de Educação/Departamento de Metodologia do Ensino; Pesquisadora UAB/CAPES e FAPERGS.

Citas

ABEGG, I. et al. Aprendizagem Colaborativa em rede mediada pelo wiki do Moodle. jul. 2009. Disponível em: http://portalsbc.sbc.org.br/?module=Public&action=SearchResult&author=2329. Acesso em: 8 dez. 2009.

BARBOSA, C. A. P.; SERRANO, C. A. O blog como ferramenta para construção do conhecimento e aprendizagem colaborativa. 2005. Disponível em: www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf. Acesso em: 18 jan. 2011.

BITTENCOURT, C.S. et al. Aprendizagem colaborativa apoiada por computador. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2, n. 1, mar. 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2007/index.html. Acesso em: 8 dez. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde, v. 9. Brasília: MEC, 1997.

COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2. In: IX Simpósio Internacional de Informática Educativo SIIE 2007, nov. 2007, p. 199-204. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf. Acesso em: 17 jan. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1997.

FREIRE, W. (Org.). Tecnologia e Educação. As mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da Educação. São Paulo em Perspectiva, v. 14 n. 2, São Paulo abr/jun 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000200002&script=sci_arttext. Acesso em: 20 set. 2010.

GUTIERREZ, S. Weblogs e educação: contribuição para a construção de uma teoria. In: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, mai. 2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/. Acesso em: 12 jul. 2010.

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. (Org.). Tecnologia e Educação. As mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

LÉVY, P. As Tecnologias da Inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.

MARQUES, E. G. Educação Ambiental e Tecnologia Social: juntas por um desenvolvimento rural sustentável. 2010. 67f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

_______. A Construção do Projeto Político-Pedagógico da Economia Solidária. 2011. 47f. Monografia (Especialização em Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2006.

MORIN, E. O Método, v.1. A natureza da natureza. Portugal: Publicações Europa-América, 1991.

OLIVEIRA, E. da S. G. de; REGO, M. C. L. C.; VILLARDI, R. M. Aprendizagem mediada por ferramentas de interação: análise do discurso de professores em um curso de formação continuada a distância. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1413-1434, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 30 out. 2009.

PEREIRA, A. L. V. O uso de ambientes virtuais colaborativos como apoio ao ensino presencial. In: 6 Congresso Iberoamericano, 4 Simpósio Internacional de Informática Educativa, 7 Taller Internacional de Software Educativo, 2002. Disponível em: http://www.gist.det.uvigo.es/ie2002/actas/paper-125.pdf. Acesso em: 10 dez. 2009.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2001a.

_______. Meio Ambiente e Representação Social. São Paulo: Cortez, 2001b.

ROMANÓ, R. S. Ambientes virtuais para a aprendizagem colaborativa no ensino fundamental. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 2. n. 1, mar., 2004. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/mar2004/index.html. Acesso em: 10 dez. 2009.

ROSADO, L. A. da S.; BOHADANA, E. Autoria coletiva na educação: análise da ferramenta wiki para cooperação e colaboração no ambiente de aprendizagem Moodle. In: VI Encontro de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação (E-TIC), nov. 2007. Disponível em:

http://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/unesaluizalexandre.pdf. Acesso em: 15 jun. 2010.

TAMAR, L. Blogs pedagógicos: possibilidades de interação por meio da escrita coletiva de hipertextos cooperativos. Revista Latinoamericana de Tecnologia Educativa – RELATEC, 8 (2), 91-108. Disponível em: http://campusvirtual.unex.es/cala/editio. Acesso em: 23 dez. 2009.

THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação em Organizações. São Paulo: Atlas, 1997.

TOZZONI-REIS, M. F. C. Pesquisa-Ação: compartilhando saberes; Pesquisa e Ação educativa ambiental. In: Encontros e Caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos e coletivos educadores. Brasília: MMA, 2005.

Publicado

2013-01-13

Cómo citar

Marques, E. G., & Abegg, I. (2013). Blog como ferramenta pedagógica na produção colaborativa em educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 10(10), 2115–2127. https://doi.org/10.5902/223613085917