Avaliação microbiológica da água do Arroio Pessegueirinho de Santa Rosa, noroeste do estado do Rio Grande do Sul

Autores

  • Bruna Gerardon Batista Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS
  • Mateus Batista Fuckis Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085933

Palavras-chave:

Arroio Pessegueirinho, Qualidade microbiológica da água, Coliformes totais, Coliformes fecais

Resumo

O Arroio Pessegueirinho está em um estado de emergência devido ao alto índice de degradação ambiental proporcionado pela população que faz ligações da rede de esgoto diretamente no rio. As bactérias coliformes não causam doenças por habitar o intestino humano, mas a presença das bactérias coliformes na água de um rio significa que esse rio recebeu materiais fecais. A identificação de coliformes é feita facilmente, já que as bactérias pertencentes a esse grupo fermentam a lactose do meio de cultura, produzindo gases que são observados nos tubos de ensaio. Com o estudo, pode-se observar que o Arroio tem a qualidade de suas águas completamente comprometida, impróprias para o consumo humano ou animal, para banho ou para irrigação de frutas ou hortaliças, por apresentar uma concentração acima do permitido. As doenças de veiculação hídrica podem ser minimizadas mediante a adoção de práticas de saneamento como coleta e tratamento de esgotos domésticos e tratamento de águas de abastecimento. Desta forma, o tratamento e disposição dos esgotos seriam as mais importantes medidas para reverter essa situação de risco à saúde pública. Essas medidas, juntamente com um programa de educação sanitária, visariam o esclarecimento e a mudança de hábitos da população local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gerardon Batista, Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo, Santo Ângelo, RS

Microbiologia Ambiental

Mateus Batista Fuckis, Pontifícia Universidade Católica, Belo Horizonte, MG

Farmacêutico-Bioquímico, Pós-Graduado em Microbiologia

Referências

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância em Saúde. Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de Infecção em Serviço de Saúde. Editora Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ed.1. Brasília, 2000.

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Manual Prático de Análise de Água. Fundação Nacional de Saúde, ed.2. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Vigilância e Controle da Qualidade da Água para Consumo Humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

CESAN. Companhia Espírito Santense de Saneamento: Portaria: 2.914 do Ministério da Saúde. Espírito Santo, 2011.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA nº 357/2005. A classificação dos corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

OLIVEIRA, Lia. A importância da vigilância da qualidade d água no município de São Gonçalo. Rio de Janeiro, 2007.

TERRA, V.; SANTOS, R.; ALIPRANDI, R.; BARCELOS, F.; AZEVEDO, R.; BARBIÉRI, R. Avaliação Microbiológica das Águas Superficiais do Rio Jacu Braço Sul, ES, Brasil. Natureza on line, v.6, p.48-52. 2008.

VASCONCELLOS, F., IGANCI, J.; RIBEIRO, G. Qualidade Microbiológica da Água do Rio São Lourenço, São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Arquivos do Instituto de Biologia Vegetal, v.73, n.2, p.177-181. São Paulo, 2006.

CUNHA, A.; TARTLER, N.; SANTOS, R.; FORTUNA, J. Análise Microbiológica da Água do Rio Itanhém em Teixeira de Freitas- BA. Revista Biociências, v.16, n.2. São Paulo, 2010.

MORELLI, M.; ALMEIDA, M.; TURECK, S. Análise Microbiológica da Água do Rio Lageado Acelo, Cascavel, Paraná, Brasil. Revista Brasileira de Biociências, v.6, supl.1, p.57-58. Porto Alegre, 2008.

CUNHA, A.; CUNHA, H.; JÚNIOR, A.; DANIEL, L.; SCHULZ, H. Qualidade Microbiológica da Água em Rios de Áreas Urbanas e Periurbanas no Baixo Amazonas: o Caso do Amapá. Revista Engenharia Sanitária Ambiental, v.9, n.4, p.322-328. Rio e Janeiro, 2004.

Downloads

Publicado

2012-09-08

Como Citar

Batista, B. G., & Fuckis, M. B. (2012). Avaliação microbiológica da água do Arroio Pessegueirinho de Santa Rosa, noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Revista Monografias Ambientais, 9(9), 2031–2037. https://doi.org/10.5902/223613085933

Edição

Seção

ARTIGOS