AGROECOLOGIA NA ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES AGROECOLÓGICAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Liliane Costa de Barros, Gabriela Dambros, Dilma Terezinha Moraes Machado

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/223613084232

O presente trabalho relata a experiência realizada  na Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, localizada no município de Cachoeira do Sul/RS, na qual teve-se como objetivoprincipal desenvolver, juntamente com os educandos, atividades que utilizassem técnicas agroecológicas. Metodologicamente o trabalho estruturou-se em etapas. A primeira etapa refere-se à fundamentação das bases teóricas, que subsidiaram a definição dos conceitos norteadores da pesquisa. Posteriormente, foram desenvolvidas as atividades com uma turma de 7ª série do Ensino Fundamental, durante um semestre letivo, visando conscientizar, sensibilizar e preparar os alunos para as temáticas agroecológica, ecológica e ambiental, adequando a vivência de práticas integradoras (relacionadas ao uso e manejo adequado do solo) e os resíduos orgânicos. A plantação de hortaliças, plantas medicinais e condimentos foram importantes para desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, espírito cooperativo e responsabilidade, ao passo que enfatizou-se a importância da higiene, respeito, recuperação de solos ealimentação alternativa. As atividades desenvolvidas apresentaram ótimos resultados, uma vez que os alunos encontravam-se motivados e engajados na prática de manejo da horta. Os valores agroecológicos construídos ultrapassaram o ambiente escolar, pois  os alunos levaram o conhecimento para suas residências disseminando a idéia de agricultura sustentável para sua comunidade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223613084232

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.