A UTILIZAÇÃO DOS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS DE RIACHOS DO MUNICÍPIO DE VILHENA – RO NA CONFECÇÃO DE CARTILHAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Gabriel de Paula Paciencia, Carlos Henrique Furtado, Franciely Santos Teodoro Souza, Allysom Winícius Prado Souto, Aline Patricia de Paula Gava

Resumo


Muitos professores carecem de material didático que refletem a realidade na qual o aluno está inserido para trabalhar temas ambientais, como por exemplo, a importância de se preservar corpos d’água e a mata ciliar. Neste sentido, o presente trabalho objetivou a construção de cartilhas de Educação Ambiental para serem distribuídas no formato digital nas escolas da cidade de Vilhena – RO. Esse material foi confeccionado com fotos e informações sobre os macroinvertebrados aquáticos, informações sobre algumas variáveis físico-químicas da água e o grau de ação antrópica do entorno do riacho o qual está localizado próximo ao IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia) campus de Vilhena. Como esses organismos de água doce conseguem refletir o grau de preservação ambiental do riacho e do seu entorno, este material visa auxiliar os professores em dinâmicas de sensibilização ambiental dos alunos ante a temática da preservação de corpos d’água e da mata ciliar, já que os guias foram confeccionados com material coletado na cidade de Vilhena e por estudantes que vivem uma realidade semelhante daqueles que a utilizarão, isso facilita a formação de uma consciência ambiental.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130814936

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.