Indicadores de sustentabilidade para a educação básica por modelagem fuzzy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117015416

Keywords:

Educação para o desenvolvimento sustentável, Ensino básico, Lógica fuzzy

Abstract

A educação para o desenvolvimento sustentável representa uma oportunidade de transformação das sociedades. A preservação dos recursos naturais e produtivos para as gerações futuras pode ser potencializada através da educação básica. A Austrália utiliza um programa bem sucedido desde 2005, sendo utilizado como referência nessa pesquisa. O objetivo do trabalho é apresentar um conjunto de 16 indicadores de sustentabilidade para aplicação na rede de ensino básico do país, sendo distribuídos nas dimensões educacional, ambiental, social e econômica. Esses indicadores foram agregados por modelagem fuzzy, através do software MATLAB R2013a. Uma hipótese de trabalho foi formulada para ilustrar as etapas do processo de um sistema fuzzy. Duas análises de sensibilidade permitem avaliar o modelo quanto ao ponto de equilíbrio entre os resultados e quanto aos diferentes métodos de defuzzificaçãodo sistema. Os resultados do teste foram satisfatórios e indicam a possibilidade de prosseguimento das pesquisas para a coleta de dados em posterior pesquisa de campo.

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Author Biographies

Luiz Octavio Gaviao, Universidade Federal Fluminense, Vitória, ES

Aluno do Mestrado em Engenharia de Produção (UFF)

Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense, Vitória, ES

Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia de Produção, Professor-Adjunto

 

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Published

2015-04-01

How to Cite

Gaviao, L. O., & Lima, G. B. A. (2015). Indicadores de sustentabilidade para a educação básica por modelagem fuzzy. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 19(3), 274–297. https://doi.org/10.5902/2236117015416

Issue

Section

ENVIRONMENTAL MANAGEMENT