Aplicação do A3 Thinking como ferramenta de gestão: diagnóstico de uma unidade de contratações universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133893729

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Planejamento de Contratações, Lean Manufacturing

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da metodologia A3 Thinking para diagnosticar e propor melhorias às ineficiências no fluxo processual da Secretaria de Planejamento de Contratações da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Por meio de uma abordagem combinada de pesquisa-ação, análise quantitativa de dados e revisão bibliográfica, o estudo identificou uma média de seis erros por processo, com destaque para falhas recorrentes nos artefatos da fase de planejamento, como termos de referência, estudos técnicos preliminares e pesquisas de preços. As causas-raiz dessas ineficiências foram mapeadas e relacionadas a fatores como sobrecarga de trabalho, escassez de capital intelectual especializado e falta de capacitação dos servidores. A partir de um brainstorming com a equipe gestora, foi proposta como contramedida a implantação de um checklist prévio, a ser utilizado pelas unidades demandantes antes do envio dos processos à Secretaria de Planejamento de Contratações. Essa ferramenta visa reduzir em 30% os erros identificados, mitigando retrabalhos e acelerando o fluxo licitatório. Os resultados demonstram que o A3 Thinking é uma metodologia eficaz para a gestão pública, permitindo a otimização de processos mesmo em cenários de recursos limitados. Além disso, o estudo evidencia o potencial de replicação dessa abordagem em outros órgãos públicos, contribuindo para a melhoria contínua, a governança estratégica e a eficiência nas contratações institucionais. Conclui-se que a adoção de ferramentas enxutas, aliada ao alinhamento entre unidades, pode elevar a qualidade do planejamento e reduzir custos operacionais, fortalecendo a gestão pública baseada em resultados.

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Biografia do Autor

Leonardo Francisco Rosa Mateus, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Direito pela UCDB, Mestrando em Administração Pública e Servidor Público Federal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2019). Possui Mestrado em Administração pela UFMS (2015). Graduado em Administração pela UFMS (2012). Professor adjunto da UFMS, atuando na graduação do curso de Administração do Campus do Pantanal CPAN e no PROFIAP - Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional na Escola de Administração e Negócios - ESAN. Possui experiência na área de Administração, Métodos Quantitativos de Pesquisa em comportamento do consumidor. Atua nas áreas de Administração de Empresas, Administração de Recursos Humanos e Análise Multivariada de Dados.

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Publicado

10-10-2025

Como Citar

Mateus, L. F. R., & Maciel, W. R. E. (2025). Aplicação do A3 Thinking como ferramenta de gestão: diagnóstico de uma unidade de contratações universitária. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e93729. https://doi.org/10.5902/2318133893729