Inteligência de negócios aplicada à captação de alunos: desenvolvimento de um dashboard analítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133893899

Palavras-chave:

Inteligência de Negócios, Captação de Alunos, Painel de Indicadores, Ensino Superior, Marketing Digital

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um dashboard analítico para subsidiar a tomada de decisão em campanhas de captação de alunos em uma instituição de ensino superior privada. A pesquisa foi conduzida em três etapas principais: revisão da literatura para identificação dos principais indicadores de desempenho; elaboração do dashboard por meio da ferramenta Looker Studio; aplicação prática por meio de uma pesquisa-ação em uma IES localizada no Estado de São Paulo. A solução proposta integra dados provenientes de plataformas de campanhas digitais e sistemas de CRM, possibilitando a visualização de métricas como custo por lead, taxa de conversão e origem dos inscritos. Os resultados indicam que o dashboard desenvolvido proporcionou maior clareza na análise do funil de captação, identificando pontos críticos no processo e favoreceu o alinhamento entre as equipes de marketing e comercial. Conclui-se que o uso de dashboards analíticos pode contribuir de forma significativa para a gestão de campanhas, ao transformar grandes volumes de dados em insights estratégicos e apoiar decisões mais precisas e alinhadas aos objetivos institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Martins Fioravante Pinto, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduada em engenharia de produção pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e especialista em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade Federal de São Paulo.

Rafael Marcuzzo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em Engenharia de Produção e Licenciado pelo Programa Especial de Graduação para Formação de Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Referências

BALLES, Leandro. O processo de decisão sobre qual carreira seguir exige autoconhecimento. Gauchazh, 2022. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao/noticia/2022/11/o-processo-de-decisao-sobre-qual-carreira-seguir-exige-autoconhecimento-clagvxehg002o014uvza04o14.html. Acesso em: 10 dez. 2024.

BIRD, Alan; MUGOBO, Virimai. Branding private higher education institutions in South Africa through the evaluation of current branding models. Eureka: Social and Humanities, n. 3, p. 15-27, 2021.

CURRAN, F. Chris; CARLO, Steven; HARRIS-WALLS, Katharine. Making the data visible: A systematic review of systems-level data dashboards for leadership and policy in education. Review of Educational Research, p. 00346543241288249, 2024.

DALLY, Dadang; SINAGA, Obsatar; BIN MOHD SAUDI, Mohd Haizam. The impact of 7p’s of marketing on the performance of the higher education institutions. Rigeo, v. 11, n. 3, 2021.

DORSA, Arlinda Cantero. O papel da revisão da literatura na escrita de artigos científicos. Interações, v. 21, n. 4, p. 681-683, 2020.

HINDRAYANI, Kartika Maulida. Business intelligence for educational institution: a literature review. Ijconsist Journals, v. 2, n. 1, p. 22-25, 2020.

HOSSAIN, Sahadat; SAKIB, Md Nazmus. The impact of social media marketing on university students’ brand loyalty. International Journal of Marketing and Business Communication, v. 5, n. 3, p. 1-7, 2016.

INEP. Censo da educação superior 2023. Brasília: MEC, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 3 dez. 2024.

KONGTHANASUWAN, Treerak et al. Market analysis with business intelligence system for marketing planning. Information, v. 14, n. 2, p. 116, 2023.

LEMES, Thieny de Cássio; DIAS, Marina Oliveira de Souza; OLIVEIRA, Tiago. Análise do uso de dashboard como ferramenta de apoio a tomada de decisão em instituições de ensino: uma revisão sistemática da literatura. UFRGS, v. 21, n. 1, p. 2-4, 2023.

NAHEEN, Fahmida; ELSHARNOUBY, Tamer H. You are what you communicate: on the relationships among university brand personality, identification, student participation, and citizenship behaviour. Journal of Marketing for Higher Education, v. 34, n. 1, p. 368-389, 2024.

PERERA, Charitha Harshani; NAYAK, Rajkishore; NGUYEN, Long Thang Van. The impact of social media marketing and brand credibility on higher education institutes’ brand equity in emerging countries. Journal of Marketing Communications, v. 29, n. 8, p. 770-795, 2023.

FORTES, Deobela F; RAMOS, Adoree A. Facebook as a digital marketing platform used by the private higher education institutions (Heis) in Laguna, Philippines. Malaysian e Commerce Journal (MECJ), v. 7, n. 1, p. 15-20, 2023.

SCHOLTZ, Brenda; CALITZ, Andre; HAUPT, Ross. A business intelligence framework for sustainability information management in higher education. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 19, n. 2, p. 266-290, p. 266-290, 2018.

SCHWENGBER, Luciano; BRAMBILLA, Flávio Régio; DOLCI, Pietro Cunha. Análise das ferramentas de marketing digital na estratégia de uma universidade durante a pandemia de covid-19. UNILUS Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 60, p. 5-22, 2023.

SPAGNA, Julia. 5 fatores para avaliar na hora de escolher uma faculdade. Guia dos Estudantes, 2020. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/5-fatores-para-avaliar-na-hora-de-escolher-uma-faculdade. Acesso em: 10 dez. 2024.

TRAINOR, Kevin J; AGNIHOTRI, Raj; KRUSH, Michael T. A contingency model of marketing dashboards and their influence on marketing strategy implementation speed and market information management capability. European Journal of Marketing, v. 50, n. 12, p. 2-3, 2016.

WANNER, Jonas; HERM, Lennart; BIESINGER, Felix. A taxonomy and archetypes of business analytics in smart manufacturing. Journal of Manufacturing Systems, v. 59, p. 407–421, 2021.

Downloads

Publicado

08-12-2025

Como Citar

Pinto, M. M. F., & Marcuzzo, R. (2025). Inteligência de negócios aplicada à captação de alunos: desenvolvimento de um dashboard analítico. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e93899. https://doi.org/10.5902/2318133893899