Evasão no ensino superior: uma revisão sistemática das abordagens metodológicas e teóricas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890900

Palavras-chave:

Evasão, Ensino Superior, Universidade, revisão de literatura

Resumo

A evasão no ensino superior, um problema com significativas implicações financeiras, sociais e individuais, é investigada neste artigo por meio de uma revisão sistemática da literatura brasileira publicada entre 2020 e 2024. O estudo teve como objetivo identificar as teorias e métodos empregados nas pesquisas sobre evasão. Os resultados indicam que o Modelo de Integração de Tinto é o referencial teórico mais utilizado. No entanto, há uma diversidade metodológica considerável, com diferentes formas de calcular os índices de evasão e técnicas de análise, como regressão, análise de sobrevivência e métodos mistos. Evidencia-se a necessidade de contextualizar as teorias à realidade brasileira, investigar fatores institucionais e conduzir estudos nacionais sobre a evasão no Brasil.

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Biografia do Autor

Julia Wickboldt Stark, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) pela Universidade Federal de Pelotas.  Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Pelotas.

Rodrigo Serpa Pinto, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Professor Associado do Centro de Ciências Sócio-organizacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

Stark, J. W., & Pinto, R. S. (2025). Evasão no ensino superior: uma revisão sistemática das abordagens metodológicas e teóricas no Brasil. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90900. https://doi.org/10.5902/2318133890900