Evasão no curso de odontologia da UFPB: um estudo longitudinal retrospectivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133890601Palavras-chave:
Evasão Escolar, Universidades, OdontologiaResumo
A evasão no ensino superior é um evento que resulta em perdas, tanto para o setor privado quanto para o público. O presente estudo objetivou mensurar a evasão no curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – e analisar os seus fatores influenciadores. Trata-se de um estudo analítico, longitudinal, retrospectivo e documental, com ingressantes dos anos 2012 a 2016. O percentual médio de evasão foi de 46,14% +/-7,82. As variáveis que apresentaram significância estatística (p<0,05) foram: sexo; forma de ingresso e Estado de origem. As cotas não apresentaram significância estatística e o primeiro ano do curso foi o de maior evasão. Os achados deste estudo são preocupantes e indicam urgência de intervenções efetivas para a redução do abandono acadêmico.
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