Evasão no curso de odontologia da UFPB: um estudo longitudinal retrospectivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890601

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Universidades, Odontologia

Resumo

A evasão no ensino superior é um evento que resulta em perdas, tanto para o setor privado quanto para o público. O presente estudo objetivou mensurar a evasão no curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba – UFPB – e analisar os seus fatores influenciadores. Trata-se de um estudo analítico, longitudinal, retrospectivo e documental, com ingressantes dos anos 2012 a 2016. O percentual médio de evasão foi de 46,14% +/-7,82. As variáveis que apresentaram significância estatística (p<0,05) foram: sexo; forma de ingresso e Estado de origem. As cotas não apresentaram significância estatística e o primeiro ano do curso foi o de maior evasão. Os achados deste estudo são preocupantes e indicam urgência de intervenções efetivas para a redução do abandono acadêmico.

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Biografia do Autor

Fernanda Marques de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Andréa Gadelha Ribeiro Targino, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado e Doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco. Especialização em Odontopediatria pela ABO. Professora de Dentística Clínica I, Dentística Clínica II e Estágio Supervisionado VII da Universidade Federal da Paraíba. Atuou na função de Coordenadora do Curso de Graduação em Odontologia da UFPB.

Carlos Eduardo de Oliveira Góes, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Lucas David Amorim Stock, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

23-04-2025

Como Citar

Lima, F. M. de, Targino, A. G. R., Góes, C. E. de O., & Stock, L. D. A. (2025). Evasão no curso de odontologia da UFPB: um estudo longitudinal retrospectivo. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90601. https://doi.org/10.5902/2318133890601