Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890206

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Desafios Educacionais, Gestão Democrática, Educação Pública

Resumo

Este estudo aborda os desafios e as perspectivas da gestão escolar em escolas públicas, destacando o papel essencial dos gestores na organização e funcionamento das instituições educacionais. A partir da análise de dados coletados por meio de questionários, aplicados a dez diretores de escolas públicas em São Mateus/ES, o trabalho investiga como os gestores enfrentam os principais obstáculos de suas funções e identifica práticas que podem contribuir com a gestão escolar, promovendo uma educação de qualidade e fundamentada nos princípios da gestão democrática. Os resultados apontam que, embora os gestores desempenhem um papel central na articulação entre equipe pedagógica, estudantes e comunidade escolar, enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos financeiros, a sobrecarga de tarefas administrativas e a resistência às mudanças. Esses fatores limitam a autonomia dos gestores e dificultam a implantação de práticas inovadoras e eficazes. Apesar disso, nas respostas obtidas, destacam-se aspectos positivos, como a possibilidade de promover ações colaborativas, capacitar professores e engajar a comunidade. Conclui-se que o equilíbrio nas escolhas feitas pelos gestores, aliado a uma liderança ética e colaborativa, é essencial para superar os desafios e promover um ambiente educacional inclusivo e transformador. Além disso, a partir da análise das respostas, compreende-se que há a necessidade de maior autonomia e suporte aos gestores para que possam exercer sua função de forma mais eficaz e alinhada às demandas contemporâneas da educação.

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Biografia do Autor

Giseli Will, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

15-03-2025

Como Citar

Will, G. (2025). Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90206. https://doi.org/10.5902/2318133890206

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