Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133890206

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Desafios Educacionais, Gestão Democrática, Educação Pública

Resumo

Este estudo aborda os desafios e as perspectivas da gestão escolar em escolas públicas, destacando o papel essencial dos gestores na organização e funcionamento das instituições educacionais. A partir da análise de dados coletados por meio de questionários, aplicados a dez diretores de escolas públicas em São Mateus/ES, o trabalho investiga como os gestores enfrentam os principais obstáculos de suas funções e identifica práticas que podem contribuir com a gestão escolar, promovendo uma educação de qualidade e fundamentada nos princípios da gestão democrática. Os resultados apontam que, embora os gestores desempenhem um papel central na articulação entre equipe pedagógica, estudantes e comunidade escolar, enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos financeiros, a sobrecarga de tarefas administrativas e a resistência às mudanças. Esses fatores limitam a autonomia dos gestores e dificultam a implantação de práticas inovadoras e eficazes. Apesar disso, nas respostas obtidas, destacam-se aspectos positivos, como a possibilidade de promover ações colaborativas, capacitar professores e engajar a comunidade. Conclui-se que o equilíbrio nas escolhas feitas pelos gestores, aliado a uma liderança ética e colaborativa, é essencial para superar os desafios e promover um ambiente educacional inclusivo e transformador. Além disso, a partir da análise das respostas, compreende-se que há a necessidade de maior autonomia e suporte aos gestores para que possam exercer sua função de forma mais eficaz e alinhada às demandas contemporâneas da educação.

Downloads

Biografia do Autor

Giseli Will, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ABREU, Dayse Lúcide Freitas de; BOSCHETTI, Vania Regina; MOTA, Assislene Barros. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2017, p. 103-111. DOI: https://doi.org/10.5902/2318133822257

AUDINO, Janaina Franciscato; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Desafios na gestão escolar. Revista brasileira de política e administração da educação, Brasília, v. 31, n. 1. 2015, p. 125-144. DOI: https://doi.org/10.21573/vol31n12015.58921

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes; VIEIRA, Ana Elisa Ribeiro. Gestão escolar: Um estudo de caso sobre escolas técnicas. Interação: Revista de ensino, pesquisa e extensão, Varginha, v. 20, n. 1, 2017, p. 45-70. DOI: https://doi.org/10.33836/interacao.v20i1.167

CARVALHO, Cynthia Paes de; LIMA, Maria de Fátima Magalhães de; OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de. Avaliações externas: tensões e desafios para a gestão escolar. Estado avaliação educacional, São Paulo, v. 25, n. 59, 2014, p, 50-76. DOI: https://doi.org/10.18222/eae255920142856

CROTI, Adriana; IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; RUIZ, Adriano Rodrigues. Gestão escolar: Reflexões e importância. Coloquium Humanarum. São Paulo, v. 11, n. especial, 2014, p. 903-910. DOI: https://doi.org/10.5747/ch.2014.v11.nesp.000618

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O dicionário da língua portuguesa. Curitiba: Positivo, 2004.

LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

OLIVEIRA, Ivana Campos; VASQUES-MENEZES, Ione. Revisão de literatura: o conceito de gestão escolar. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 48, n. 169, 2018, p. 876-900. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145341

RIBEIRO, José Querino. Ensaio de uma teoria da administração escolar. São Paulo: Saraiva, 2021.

RUSSO, Miguel Henrique. Escola e paradigmas de gestão. Eccos – Revista Científica, São Paulo, v. 6, n. 1, 2004, p. 25-42. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.v6i1.366

SILVA, Tatiana Frazão. A importância da gestão escolar na elaboração do currículo na escola. Belo horizonte: UFMG, 2015. 41f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar). Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

15-03-2025

Como Citar

Will, G. (2025). Caminhos para a gestão escolar: uma análise das práticas e desafios no contexto educacional público. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e90206. https://doi.org/10.5902/2318133890206

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.