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As tensões entre à expansão e as desigualdades sociais no acesso ao ensino superior em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133868642

Palavras-chave:

ensino superior, políticas de acesso, políticas de expansão, Moçambique.

Resumo

Neste artigo aborda-se as tensões entre a expansão e as desigualdades sociais no acesso ao ensino superior em Moçambique. O estudo baseou-se em revisão bibliográfica e documental fundamentado em documentos oficiais e dados estatísticos do governo. As análises revelam que cresceu o quantitativo dos efetivos escolares, mas tal não significa que tenha favorecido a maioria dos que não tem condições de pagar. Concluímos que, com a abertura à privatização iniciada na década de 1990 e 2000, o ensino superior teve expansão e acesso fundamentado por uma política de diversificação das fontes de financiamentos instando a contribuição dos alunos por meio de pagamento de taxas e um fraco investimento dificultando a qualidade desejada pelas IES.

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Biografia do Autor

Leonel Elias Bene, Universidade Púnguè - Extensão de Tete

Docente (Assistente Universitário) do Departamento de Educação da Universidade Púnguè – Extensão de Tete (Moçambique). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021), com graduação em Psicologia Escolar pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2011).

Sebastião Juvêncio Rumbane, Escola de Jornalismo

É técnico de administração e finanças na Escola de Jornalismo (Moçambique). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2021), possui graduação em Planificação Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica - Moçambique (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Financeira da Escola.

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Forpred Nacional e professora do Curso de Pedagogia.

Arminda Rachel Botelho Mourão, Universidade Federal do Amazonas

É professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Exerceu a função de Pró-Reitora de Assuntos Comunitários. Foi diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014). Foi Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002).

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Publicado

20-01-2022

Versões

Como Citar

Bene, L. E., Rumbane, S. J., Garcia, F. M., & Mourão, A. R. B. (2022). As tensões entre à expansão e as desigualdades sociais no acesso ao ensino superior em Moçambique. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 11(20), e68642, p. 1–16. https://doi.org/10.5902/2318133868642