Aprendizagens e exercício profissional na UFSM: um instrumento na sinfonia da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133867467

Palavras-chave:

Aprendizagem do pedagogo, formação, pedagogia ontopsicológica.

Resumo

O percurso aprendido do ser pessoa e profissional ocorre por meio de muitos desafios ao longo das vivências nas quais se constroem relações e estruturas que, por sua vez, impactam outros com a presença do testemunho da ação de sucesso. O texto, de forma reflexiva, expõe por meio de uma narrativa autobiográfica, uma trajetória singular de aprendizagens marcadas pela formação e atuação no ensino, pesquisa e extensão. A motivação foi a elaboração de um memorial para a ascensão ao último nível da carreira professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. As múltiplas aprendizagens vão emergindo a partir das experiências em classes multisseriadas à docência na pós-graduação na América Latina; à Especialização Profissional em Psicologia, com abordagem em Ontopsicologia na Universidade Estatal de São Petersburgo e as parcerias em pesquisa e formação com a Universidade de Genebra/Faculdade de Ciências da Educação; a participação em bancas de doutorado nesta última e na Universidade de Santiago de Compostela; as participações em gestão na coordenação do Mestrado Acadêmico em Educação e nos cursos de Pedagogia; nas orientações de pesquisas, seja na iniciação científica, em trabalhos de conclusão de cursos de graduação, especialização, dissertação ou tese de doutorado; na condução de pesquisas, escrita de livros, artigos e participação em tantos eventos acadêmicos; mas, sobretudo, no dia a dia dos desafios da docência ao longo de três décadas, agora na quarta. Toda trajetória de aprendizado foi conduzida pelo Maestro Antonio Meneghetti que, por meio da Pedagogia Ontopsicológica, me coadjuvou a cunhar a parte mais difícil, delicada e importante de minha profissão pedagoga, minha personalidade.

Biografia do Autor

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Estela Maris Giordani é professora na Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 25 ago. 2021.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de ontopsicologia. 1. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2014.

MENEGHETTI, Antonio. Psicologia da organização. São Paulo: Foil, 2003.

MENEGHETTI, Antonio. Filosofia ontopsicológica. Florianópolis: Ontopsicológica, 2003b.

MENEGHETTI, Antonio. Atos do XI Congresso Internacional de Ontopsicologia. Roma, 1985.

VIDOR, Alécio. Relação pais e filhos: origem dos problemas. Recanto Maestro: Ontopsicológica, 2014.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

Giordani, E. M. (2021). Aprendizagens e exercício profissional na UFSM: um instrumento na sinfonia da vida. Regae - Revista De Gestão E Avaliação Educacional, e67467, p. 1–60. https://doi.org/10.5902/2318133867467