A universidade como ambiente de inovação social em tempos de pandemia

Autores

  • Lana Rodrigues da Costa Farias Unifor
  • Randal Martins Pampeu Unifor
  • Fábio Freitas Schilling Marquesan
  • Marcus Mauricius Holanda UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133865786

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Universitária. Inovação Social. Universidade. Pandemia de Covid-19.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar as ações de responsabilidade social da Universidade de Fortaleza, bem como a maneira como essas iniciativas se configuram como inovações sociais. Para atingir tal objetivo foi realizado um estudo de caso da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. A presente pesquisa enquadra-se como qualitativa e quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, conduzida como estudo de caso único. Foi utilizada uma amostra não probabilística de conveniência de 378 participantes, selecionados pela técnica snowball, que responderam ao questionário pelo formulário submetido na plataforma do Google Forms. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva. Os resultados mostraram que a instituição examinada foi base de atuação na inovação social, transformando a realidade da comunidade assistida. Evidenciou-se uma experiência representativa em inovação social da Universidade de Fortaleza, como uma visão para atender às necessidades sociais.

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Biografia do Autor

Lana Rodrigues da Costa Farias, Unifor

Mestranda em Administração de Empresas pela UNIVERSIDADE DE FORTALEZA- UNIFOR. MBA em Gestão de Pessoas. Graduação em Administração de Empresas e Formada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Certificada em Mentoria Inovadora pelo CRA/CE.Possui formação no programa de Capacitação e de Formação de Multiplicadores de Conhecimento em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) certificado pela Conselho Federal de Administração( CFA) e Fundação Instituto de Administração (FIA). Atuou 15 anos na área de Recursos Humanos em Indústria de Médio e Grande Porte. Atualmente é Docente em cursos de extensão, na graduação nos cursos de Administração e Recursos Humanos e na pós-graduação em Gestão de Pessoas. Professora do CFP da UNIFOR, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão,por meio da Divisão de Responsabilidade Social. Bolsista no mestrado da PROSUP/CAPES. Áreas de Interesses de pesquisa estão voltadas para : Estudos sobre Práticas Organizacionais, Gestão de Pessoas, Aprendizagem e Conhecimento Organizacional e Responsabilidade Social nas Organizações.

Randal Martins Pampeu, Unifor

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Informatica Aplicada pela Universidade de Fortaleza (2001) e doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro - Portugal (2012). Atualmente é Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária e professor titular do Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas - PPGA/UNIFOR (Mestrado e Doutorado).

Fábio Freitas Schilling Marquesan

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/Unifor) desde 2014. Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013) com pós-doutorado em Inovação para o Agronegócio (UFRGS/2020); Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2008); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006); Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel/2003) e Engenheiro Agrônomo (UFSM/2002). Líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá) e membro do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS). Entre os interesses de pesquisa atuais estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas e os estudos socioambientais, com destaque para a mudança climática e outros riscos associados ao Antropoceno.

Marcus Mauricius Holanda, UNIFOR

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Mestre em Direito Constitucional - UNIFOR, Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo Trabalhista pelo Centro Universitário Christus. Chefe da Divisão de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria de Extensão e Professor da Disciplina de Responsabilidade Social e ambiental da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Avaliador de Cursos de Direito do Ministério da Educação/ Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MEC/INEP (Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento). Atua nas áreas de Processo do Trabalho, Processo Civil e Direito Econômico. Palestrante em eventos jurídicos. Ministra cursos voltados ao direito constitucional, Processual, trabalhista, Direito, Economia e Sustentabilidade, Formação docente. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Processual, Direito do Trabalho e Ensino Jurídico, Tem experiência na Gestão Acadêmica. Membro do grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a denominação de ?Relações Econômicas, Políticas e Jurídicas na América Latina? - CELA/REPJAL.

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Publicado

03-11-2021

Como Citar

Farias, L. R. da C., Pampeu, R. M., Marquesan, F. F. S., & Holanda, M. M. (2021). A universidade como ambiente de inovação social em tempos de pandemia. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 10(19), e65786, p. 1–19. https://doi.org/10.5902/2318133865786