A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor

Autores

  • Maria Lúcia Leite da Silva
  • Débora Ortiz Leão Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133832901

Resumo

Este artigo surgiu com a intenção de ampliar as reflexões sobre a relação da gestão escolar e a valorização dos professores. Para tanto, partiu do seguinte questionamento: como uma gestão escolar democrática pode influenciar o reconhecimento e valorização do professor na escola pública? Compreendeu-se que, ao trazer a comunidade ao redor para dentro da escola, especialmente nos eventos organizados em reuniões pedagógicas, valorizar as iniciativas dos professores e outras ações que auxiliam no desenvolvimento de uma educação de qualidade, os gestores demonstraram a sua compreensão sobre a importância de uma gestão escolar democrática e o seu reconhecimento ao trabalho dos professores.

Palavras-chave: gestão escolar democrática; valorização dos professores; reconhecimento ao trabalho dos professores.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Leite da Silva

Maria Lúcia Leite da Silva é licenciada em Letras e Pedagogia, estudante do curso de Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria.

Endereço: Rua Dr. Luiz Mallo, 2 - 97045-520 - Santa Maria - RS - Brasil.

E-mail: marialcial@yahoo.com.br.

Débora Ortiz Leão, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Endereço: Avenida Roraima, 1000 - prédio 16 - 97105-900 - Santa Maria - RS Brasil.

E-mail: dboleao@gmail.com.

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Publicado

21-08-2018

Como Citar

Silva, M. L. L. da, & Leão, D. O. (2018). A gestão escolar democrática e o princípio de valorização e reconhecimento do trabalho do professor. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 7(16), 77–90. https://doi.org/10.5902/2318133832901

Edição

Seção

Artigos