A educação na era da responsabilidade e da ética: desafios a um futuro mais digno

Autores

  • Sandro Cozza Sayão Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133829255

Resumo

Vivemos em tempos de redefinições. Antigas verdades e certezas no campo da ética e da moral, não mais sustentam nossas esperanças e não mais acalentam nosso sonho de um mundo mais justo e desenvolvido. As muitas guerras, fratricídios e genocídios, o stress e a violência urbana, a destruição ambiental e moral em meio a um mundo em que as coisas estão ao alcance das mãos, são exemplos claros de que precisamos mudar profundamente nosso modo ver, sentir e agir. Vivemos em tempos onde a cada dia nos damos conta de que não é possível prosseguir com a forma desrespeitosa, espoliativa e egoísta que vem ameaçando a vida como um todo. Em resposta a tudo isso, a educação tornar-se, aos poucos, instância critica de promoção de um novo modo de ser, mais do que transmissora de dados e costumes antigos que em muitos casos estão atrelados à violência. Nisso ultrapassa o papel de gestora cognitiva de um aprendizado linear e simplista de conhecimentos, para se fazer espaço de abertura, discussão, troca e relação. Este texto trata exatamente dessa nova configuração da educação e de seu alinhamento com a ética e com uma possibilidade alternativa de leitura do humano, isso como forma de se concretizar a perspectiva de um modo de ser mais justo à vida como um todo.

Palavras-chave: ética, educação, sentido do humano, Levinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Cozza Sayão, Universidade Federal de Pernambuco.

Sandro Cozza Sayão
Dr. em Filosofia, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

26-09-2017

Como Citar

Sayão, S. C. (2017). A educação na era da responsabilidade e da ética: desafios a um futuro mais digno. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 133–152. https://doi.org/10.5902/2318133829255

Edição

Seção

Artigos