A educação na era da responsabilidade e da ética: desafios a um futuro mais digno
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133829255Resumo
Vivemos em tempos de redefinições. Antigas verdades e certezas no campo da ética e da moral, não mais sustentam nossas esperanças e não mais acalentam nosso sonho de um mundo mais justo e desenvolvido. As muitas guerras, fratricídios e genocídios, o stress e a violência urbana, a destruição ambiental e moral em meio a um mundo em que as coisas estão ao alcance das mãos, são exemplos claros de que precisamos mudar profundamente nosso modo ver, sentir e agir. Vivemos em tempos onde a cada dia nos damos conta de que não é possível prosseguir com a forma desrespeitosa, espoliativa e egoísta que vem ameaçando a vida como um todo. Em resposta a tudo isso, a educação tornar-se, aos poucos, instância critica de promoção de um novo modo de ser, mais do que transmissora de dados e costumes antigos que em muitos casos estão atrelados à violência. Nisso ultrapassa o papel de gestora cognitiva de um aprendizado linear e simplista de conhecimentos, para se fazer espaço de abertura, discussão, troca e relação. Este texto trata exatamente dessa nova configuração da educação e de seu alinhamento com a ética e com uma possibilidade alternativa de leitura do humano, isso como forma de se concretizar a perspectiva de um modo de ser mais justo à vida como um todo.
Palavras-chave: ética, educação, sentido do humano, Levinas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.