Gestão escolar democrática e qualidade de ensino: estudo de caso em uma escola municipal no interior de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133825367Resumo
Neste artigo discutem-se os impactos que o perfil do gestor escolar e a adoção da gestão democrática na escola têm na qualidade do ensino, mensurada de forma indireta a partir do desempenho da escola em avaliações externas de larga escala. Para isso, foram sistematizadas evidências desses impactos a partir da literatura de referência e da condução de um estudo de caso em uma escola municipal de pequeno porte, num município do interior do Estado de São Paulo, levantando-se dados oficiais do desempenho da escola no Ideb entre 2007 a 2013, o estilo de gestão adotada nesse período e entrevistas com dois de seus gestores. As evidências apontam que o tempo de permanência do diretor numa mesma escola é determinante para os resultados alcançados no Ideb, junto com a participação da comunidade escolar e o estilo democrático da gestão, sendo a escola estudada um retrato dos impactos desses fatores.
Palavras-chave: gestão democrática, qualidade de ensino, gestão escolar, Ideb.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em 12 abril 2016.
BRASIL. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. IDEB Resultados e Metas, 2007. Disponível em <http://ideb.inep.gov.br>. Acesso em 12 março 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, 20 de dezembro, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 9 dez. 2015.
OLIVEIRA, João Ferreira de; MORAES, Karine Nunes de; DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação. Disponível em <http://www.escoladegestores.mec.gov.br/site/4sala_politica_gestao_escolar/ pdf/texto2_1.pdf>. Acesso em 8 dez. 2015.
OLIVEIRA, Radígia. Gestão democrática na educação. Disponível em <http://www.unicef.org/ brazil/pt/RPINovembro2010.pdf>. Acesso em 4 dez. 2015.
PEREDA, Paula; LUCCHESI Andrea. Avaliação econômica: o processo de seleção de diretores nas escolas públicas brasileiras. Disponível em < http://www.redeitausocialdeavaliacao.org.br/wpcontent/uploads/2015/11/sintese_sel.diretores_20151117.pdf>. Acesso em 6 dez. 2015.
RISCAL, José Reinaldo. Mapeamento quantitativo dos impactos da gestão democrática no desempenho das escolas públicas no Ideb 2013-2016. São Carlos: UFSCas, 2016. 240f. Dissertação (mestrado em Educação). Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos.
SANTOS, Maria Paula Gomes dos. O estado e os problemas contemporâneos. Florianópolis: UFSC, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.