Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133825295

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor ações no âmbito da gestão escolar em uma instituição pública de ensino de música em nível fundamental e médio que possam incidir sobre índice de evasão identificado nessa instituição. Para tanto, elegeu-se a Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem - como objeto de estudo e adotou-se o estudo de caso histórico-organizacional com viés quali-quantitativo como abordagem metodológica. Dessa forma, procedeu-se a uma pesquisa documental, a gravação em áudio de entrevistas conduzidas junto ao corpo docente e ao corpo técnico-administrativo, bem como a aplicação de um questionário junto ao corpo discente da instituição. Por fim, elencam-se sugestões de ações no âmbito da gestão escolar em três dimensões: a relação administrativa com as instâncias superiores decisões no âmbito do colegiado acadêmico e ações no campo pedagógico.

Palavras-chave: Escola de Música do Estado do Maranhão, estudo de caso histórico-organizacional, gestão escolar.

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Biografia do Autor

Ricieri Carlini Zorzal, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão.

Ana Neuza Araújo Ferreira, Escola de Música do Estado do Maranhão.

Ana Neuza Araújo Ferreira é professora de Piano na Escola de Música do Estado do Maranhão. Concluiu, em 2014, o mestrado em Cultura e Sociedade na Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

Zorzal, R. C., & Ferreira, A. N. A. (2017). Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), 43–58. https://doi.org/10.5902/2318133825295

Edição

Seção

Artigos