Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem: um estudo de caso histórico-organizacional para a proposição de ações administrativas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133825295Resumo
O presente trabalho tem por objetivo propor ações no âmbito da gestão escolar em uma instituição pública de ensino de música em nível fundamental e médio que possam incidir sobre índice de evasão identificado nessa instituição. Para tanto, elegeu-se a Escola de Música do Estado do Maranhão - Emem - como objeto de estudo e adotou-se o estudo de caso histórico-organizacional com viés quali-quantitativo como abordagem metodológica. Dessa forma, procedeu-se a uma pesquisa documental, a gravação em áudio de entrevistas conduzidas junto ao corpo docente e ao corpo técnico-administrativo, bem como a aplicação de um questionário junto ao corpo discente da instituição. Por fim, elencam-se sugestões de ações no âmbito da gestão escolar em três dimensões: a relação administrativa com as instâncias superiores decisões no âmbito do colegiado acadêmico e ações no campo pedagógico.
Palavras-chave: Escola de Música do Estado do Maranhão, estudo de caso histórico-organizacional, gestão escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elisa Grijó Guahyba de; PINHO, Luís Ventura de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia clínica [online], v. 20, n. 2, 2008, p. 173-184.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, 2006, p.637-651.
AMATO, Rita de Cássia Fucci. Memória musical: retratos de um conservatório. São Paulo: Annablume, 2010.
BERAN, Jan. Interdisciplinary statistics: statistics in musicology. London: Chapman & Hall/CRC, 2004.
COZBY, Paul. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas, 2006.
COSTA, Lisiane Nina de Araújo. Escola de música do Estado do Maranhão: uma abordagem histórica. São Luís: UFMA, 1995. 95f. TCC (licenciatura em Educação Artística). Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 1995.
D’ABREU, Lylla Cysne Frota; MARTURANO, Edna Maria. Associação entre comportamentos externalizantes e baixo desempenho escolar: uma revisão de estudos prospectivos e longitudinais. Estudos de Psicologia, v. 15, n. 1, 2010, p. 43-51.
FERREIRA, Ana Neuza Araújo. O Ensino de Música no Nordeste: um estudo histórico-organizacional sobre a Escola Lilah Lisboa de Araújo em São Luís do Maranhão. São Luís: UFMA, 2014. 167f. Dissertação (mestrado em Cultura e Sociedade). Universidade Federal do Maranhão. 2014.
GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2004.
HILL, Manuela Magalhães; HILL, Andrew. Investigação por questionário. Lisboa: Silabo, 2005.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.
PIMENTEL, Maria Odília de Quadros. Traços de percursos de inserção profissional: um estudo sobre egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais. Revista da Abem, Londrina, v. 23, n. 35, 2015, p. 76-88.
RODRIGUES, Andréa Lúcia dos Santos Ferreira. O Curso Básico Infantil de Piano da Escola de Música do Estado do Maranhão. São Luís: UFMA, 2011. 87f. TCC (licenciatura em Música). Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, Glícia Lorainne Moreira. Escolha de repertório: um estudo com professores de violão da Escola de Música do Estado do Maranhão Lilah Lisboa. São Luís: UFMA, 2015. 125f. TCC (licenciatura em Música). Universidade Federal do Maranhão.
SOBREIRA, Silvia Garcia. Conexões entre a educação musical e o campo do currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n. 33, 2014, p. 95-108.
SUBTIL, Maria José Dozza. Reflexões sobre formação de professores: expectativas e pré-formação de licenciandos em música e artes visuais. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 40, 2011, p. 79-94.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZORZAL, Ricieri Carlini Zorzal; FERREIRA, Ana Neuza Araújo. O ensino de música no nordeste brasileiro: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 16, n. 4, 2016, p. 155-189.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.