Análise dos processos pedagógicos com o novo modelo de gestão educacional: a gestão da qualidade na Escola Estadual Profª Roxana Pereira Bonessi

Autores

  • David de Campos Buás Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta-CEPAN/SEDUC-AM
  • Viviane Sartori Fundação Universitária Ibero-americana, sede Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133824513

Resumo

Este texto faz parte da dissertação de mestrado em educação apresentada à Universidade de Jaén/Espanha, em convênio com a Fundação Universitária Ibero-americana/Brasil, que teve como objeto de estudo a análise dos processos pedagógicos com o novo modelo de gestão educacional: a gestão da qualidade na escola estadual Profª Roxana Pereira Bonessi. A pesquisa abordou a influência do modelo de gestão nas mudanças e avanços que a escola teve no período de dez anos em seus processos de gestão e de ensino e aprendizagem, observando o crescimento no Ideb e prêmios no campo da gestão, tendo em vista que esta foi a primeira escola da rede estadual de ensino do Amazonas a implantar o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - e receber o selo de certificação da ABNT NBT ISO 9001:2008.

Palavras-chave: gestão escolar pública, gestão da qualidade, gestão democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David de Campos Buás, Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta-CEPAN/SEDUC-AM

Professor do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta-CEPAN/SEDUC-AM, atuando na área de Gestão e de Formação de Professores.

Viviane Sartori, Fundação Universitária Ibero-americana, sede Brasil.

Viviane Sartori é pedagoga e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudante do curso de doutorado no mesmo programa. Consultora na Fundação Universitária Ibero-americana, sede Brasil.
Endereço: Rodovia Amaro Antônio Vieira, 2108 - 88.034-102 - Florianópolis - SC - Brasil.
E-mail: vivi.sartori19@gmail.com.

Referências

ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera Maria Vidal. A educação pública e sua relação com o setor privado: implicações para a democracia educacional. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, 2009, p. 107-116.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nova LDB (lei n. 9.394/96). Rio de Janeiro: Qualiltymark, 1997.

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROFª ROXANA PEREIRA BONESSI. Projeto político- pedagógico. Manaus: ETI Profª Roxana Pereira Bonessi, 2014.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. CONGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUALIDADE NA APRENDIZAGEM, 2013. Anais ... Florianópolis: Prefeitura Municipal, 2013.

GENTILI, Pablo. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1998.

LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução, histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Brasília: MEC, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Concepções e práticas de organização e gestão da escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Revista Española de Educación Comparada. Madrid, n. 13, 2007, p. 155-192.

MEDEIROS, Marcelo. Trajetória do welfare state no Brasil: papel redistributivo das políticas sociais dos anos 1930 aos anos 1990. Brasília: Ipea, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade no ensino. Paulo: Ática, 1998.

PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 300-307.

SUÍÇA. International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização. ISO, entidade de padronização e normatização, Genebra, Suíça, 1947.

TRIBUS, Myron. Quality management in education. [S.l.]: Eric Education Resources Information Center, 1992. Disponível em <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/ search/detailmini.jsp? _nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=ED371441&ERICE xtSearch_SearchType_0=no&accno=ED37144>. Acesso em 22 jun. 2016.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Buás, D. de C., & Sartori, V. (2016). Análise dos processos pedagógicos com o novo modelo de gestão educacional: a gestão da qualidade na Escola Estadual Profª Roxana Pereira Bonessi. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 6(11), 9–20. https://doi.org/10.5902/2318133824513

Edição

Seção

Artigos