Análise dos processos pedagógicos com o novo modelo de gestão educacional: a gestão da qualidade na Escola Estadual Profª Roxana Pereira Bonessi
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133824513Resumo
Este texto faz parte da dissertação de mestrado em educação apresentada à Universidade de Jaén/Espanha, em convênio com a Fundação Universitária Ibero-americana/Brasil, que teve como objeto de estudo a análise dos processos pedagógicos com o novo modelo de gestão educacional: a gestão da qualidade na escola estadual Profª Roxana Pereira Bonessi. A pesquisa abordou a influência do modelo de gestão nas mudanças e avanços que a escola teve no período de dez anos em seus processos de gestão e de ensino e aprendizagem, observando o crescimento no Ideb e prêmios no campo da gestão, tendo em vista que esta foi a primeira escola da rede estadual de ensino do Amazonas a implantar o Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ - e receber o selo de certificação da ABNT NBT ISO 9001:2008.
Palavras-chave: gestão escolar pública, gestão da qualidade, gestão democrática.
Downloads
Referências
ADRIÃO, Theresa; PERONI, Vera Maria Vidal. A educação pública e sua relação com o setor privado: implicações para a democracia educacional. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, 2009, p. 107-116.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nova LDB (lei n. 9.394/96). Rio de Janeiro: Qualiltymark, 1997.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PROFª ROXANA PEREIRA BONESSI. Projeto político- pedagógico. Manaus: ETI Profª Roxana Pereira Bonessi, 2014.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. CONGRESSO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUALIDADE NA APRENDIZAGEM, 2013. Anais ... Florianópolis: Prefeitura Municipal, 2013.
GENTILI, Pablo. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. Petrópolis: Vozes, 1998.
LONGO, Rose Mary Juliano. Gestão da qualidade: evolução, histórica, conceitos básicos e aplicação na educação. Brasília: MEC, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Concepções e práticas de organização e gestão da escola: considerações introdutórias para um exame crítico da discussão atual no Brasil. Revista Española de Educación Comparada. Madrid, n. 13, 2007, p. 155-192.
MEDEIROS, Marcelo. Trajetória do welfare state no Brasil: papel redistributivo das políticas sociais dos anos 1930 aos anos 1990. Brasília: Ipea, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade no ensino. Paulo: Ática, 1998.
PARO, Vitor Henrique. A gestão da educação ante as exigências de qualidade e produtividade da escola pública. In: SILVA, Luiz Heron da (org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 300-307.
SUÍÇA. International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização. ISO, entidade de padronização e normatização, Genebra, Suíça, 1947.
TRIBUS, Myron. Quality management in education. [S.l.]: Eric Education Resources Information Center, 1992. Disponível em <http://www.eric.ed.gov/ERICWebPortal/ search/detailmini.jsp? _nfpb=true&_&ERICExtSearch_SearchValue_0=ED371441&ERICE xtSearch_SearchType_0=no&accno=ED37144>. Acesso em 22 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.