Professores em escolas públicas de educação básica: gestores de suas ações e atividades no processo de constituição e desenvolvimento do trabalho docente

Autores

  • Mirian Zimermann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133818846

Resumo

Neste texto tem-se como objetivo relatar uma pesquisa sobre o trabalho de professores que atuam em escolas públicas de ensino médio de Santa Maria, RS. Para tanto, a pesquisa guiou-se pelas caracterizações das diferentes ações realizadas pelos professores e como estes gerenciam suas ações no planejamento e realização de seu trabalho. Baseada em uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como fontes de informação seis professores, os quais foram entrevistados individualmente. Concluiu-se que as diferentes ações dos docentes se condicionam pelas restritas condições oferecidas, levando-os a gerenciarem tais ações de forma simplificada. A alta carga horária é apenas uma das limitações que influenciam na realização do trabalho docente.

Palavras-chave: trabalho docente, prescrições, atividades, ações.

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Biografia do Autor

Mirian Zimermann, Universidade Federal de Santa Maria

MEN, educação

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Publicado

19-07-2015

Como Citar

Zimermann, M. (2015). Professores em escolas públicas de educação básica: gestores de suas ações e atividades no processo de constituição e desenvolvimento do trabalho docente. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 93–110. https://doi.org/10.5902/2318133818846

Edição

Seção

Artigos