O ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5902/2318133816929Resumo
Neste trabalho se discute o ensino fundamental de nove anos e a organização escolar para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Trata-se de uma reflexão crítica por meio de literatura especializada organizada em três seções. A primeira considera a idade que integra o ensino fundamental a partir da legislação brasileira. Na segunda, analisamos a criança de seis anos no ensino fundamental e a necessária sensibilidade no desenvolvimento de seus saberes e fazeres e, em seguida construímos algumas considerações sobre a organização do currículo para o ensino fundamental de nove anos. O estudo aponta que quanto mais cedo se faz a incursão da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, não se pode perder de vista a especificidade da infância em seus tempos, espaços e possibilidades.
Palavras-chave: ensino fundamental de nove anos, organização curricular, anos iniciais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional Reconocimento não comercial sem obra derivada, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista. Exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online. Exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal - a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.