O ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais no Mato Grosso do Sul

Autores

  • Meira Chaves Pereira Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318133816929

Resumo

Neste trabalho se discute o ensino fundamental de nove anos e a organização escolar para os anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. Trata-se de uma reflexão crítica por meio de literatura especializada organizada em três seções. A primeira considera a idade que integra o ensino fundamental a partir da legislação brasileira. Na segunda, analisamos a criança de seis anos no ensino fundamental e a necessária sensibilidade no desenvolvimento de seus saberes e fazeres e, em seguida construímos algumas considerações sobre a organização do currículo para o ensino fundamental de nove anos. O estudo aponta que quanto mais cedo se faz a incursão da criança nos anos iniciais do ensino fundamental, não se pode perder de vista a especificidade da infância em seus tempos, espaços e possibilidades.

Palavras-chave: ensino fundamental de nove anos, organização curricular, anos iniciais.

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Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Meira Chaves Pereira

Mestranda em Educação pela UFSCAR - Campus Sorocaba. Departamento de Ciências Humanas e Educação [DCHE]

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Publicado

15-11-2015

Como Citar

Pereira, M. C. (2015). O ensino fundamental de nove anos e a organização curricular para os anos iniciais no Mato Grosso do Sul. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 5(9), 111–118. https://doi.org/10.5902/2318133816929

Edição

Seção

Artigos