Comportamento do consumidor: há recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis?

Autores

  • Sergio Silva Braga Junior UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Dirceu da Silva UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Natalia Silva Aquino UNINOVE - Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5902/198346599017

Resumo

Nos últimos anos, as empresas têm incorporado ao seu cotidiano e planejamento estratégico, elementos de gestão social e ambiental visando se adequar às novas tendências dos consumidores que passaram a valorizar tais iniciativas na sua avaliação de produtos e para se alinhar às novas obrigações legais ligadas às questões ambientais. Com base no contexto o objetivo do presente trabalho é verificar através de uma escala desenvolvida, validada e aplicada por Garcia, Silva, Pereira Rossi e Minciotti (2008) que avalia o comportamento do consumidor para recompensar empresas socioambientalmente corretas. Contudo no referido estudo, a amostra utilizada foram de alunos de graduação. No presente estudo, está sendo utilizada uma amostra de pessoas que trabalham no mercado financeiro e sob a percepção do individuo como sociedade, isto é, as respostas estão focada no individuo e na sociedade. Como resultado, foi possível observar que para recompensa, a percepção dos respondentes diverge quando se trata do comportamento em sociedade.

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Biografia do Autor

Sergio Silva Braga Junior, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho. Mestre em Administração de Organizações pela USP e graduado em Administração. Professor Assistente da UNESP no Campus Experimental de Tupã, no curso de Administração

Dirceu da Silva, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação (USP), Mestre e graduado em Física (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNINOVE e da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Atuante em Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Comportamento do Consumidor, meio Ambiente, com ênfase na metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise estatística multivariada de dados.

Natalia Silva Aquino, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Graduada em Administração de Empresas. Atual como analista no Banco PanAmericano.

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Publicado

2015-11-09

Como Citar

Braga Junior, S. S., Silva, D. da, & Aquino, N. S. (2015). Comportamento do consumidor: há recompensa às empresas socioambientalmente responsáveis?. Revista De Administração Da UFSM, 8(3), 384–396. https://doi.org/10.5902/198346599017

Edição

Seção

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