Gestão de resíduos sólidos domésticos na zona rural: a realidade do município de Pranchita - PR
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597657Resumo
DOI: 10.5902/198346597657O presente estudo teve como objetivo identificar o destino dado aos resíduos domésticos produzidos na zona rural e também avalizar o programa de coleta desses resíduos no município de Pranchita - PR. O trabalho aborda uma contextualização teórica sobre questões ambientais inerentes à produção e aos impactos dos resíduos e à legislação que normatiza sobre o tema. O estudo em pauta teve uma abordagem exploratória- descritiva. Para a coleta de dados, foram aplicados 100 questionários, estes elaborados com base nos pressupostos teóricos sobre o tema de estudo. Para avaliar e conhecer o programa de coleta de resíduos na zona rural existente no município, realizou-se uma analise documental, utilizando como fonte o Plano Diretor do município (2009). Os resultados constataram que grande parte dos resíduos domésticos produzidos na zona rural do município pesquisado não recebe a destinação correta de acordo com normas básicas de prevenção à poluição ambiental. Constatou-se também que a maioria da população pesquisada não recebe orientações sobre a forma de tratamento adequado a ser dado aos resíduos produzidos e também não é incentivada para tais ações. Quanto ao programa de coleta de resíduos, este parece não estar sendo eficiente, pois ficou evidente que o referido programa não atende grande parte das comunidades na zona rural. De acordo com a opinião dos usuários, o programa não teve uma boa avaliação, pois 55,8% dos usuários apontaram que o mesmo como ruim e regular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Até 2023 os direitos autorais eram transferidos pelos autores para a ReA/UFSM. A partir de 2024 os autores dos artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos.
A revista adota a licença Creative Commons (CC-BY 4.0), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja devidamente citado.


