Modelo relacional para avaliação da comunicação interna e vínculos organizacionais: a importância das relações afetivas e o papel do líder imediato
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465973960Palavras-chave:
Comunicação organizacional, Vínculos organizacionais, Comprometimento, Comunicação afetiva, Líder imediatoResumo
Objetivo – Analisar os fatores relacionados ao processo de comunicação interna que influenciam os vínculos organizacionais (comprometimento, entrincheiramento e consentimento) entre trabalhadores e suas organizações empregadoras.
Design/metodologia/abordagem – Foram empregados instrumentos de pesquisa qualitativa e quantitativa em um campo amostral formado por quatro organizações de grande porte no Brasil. Os achados emergiram da Análise de Conteúdo, Análise Fatorial Exploratória (AFE) e Modelagem de Equações Estruturais (MEE). A etapa qualitativa contou com a participação de 23 respondentes. A amostra da etapa quantitativa foi composta por 401 respondentes. Foi desenvolvida uma escala para avaliação sobre a percepção dos trabalhadores sobre os processos comunicacionais.
Resultados – Comprovou-se a relação entre os processos comunicacionais e os vínculos organizacionais. A comunicação do líder imediato demonstrou ser um fator de grande importância no processo de comunicação interna, assim como a comunicação afetiva, que impacta diretamente o comprometimento e atua sobre a comunicação engajadora, que por sua vez influencia o comprometimento. Observou-se que o vínculo do consentimento, pela dimensão subordinação, impacta diretamente o comprometimento, porém de forma negativa.
Originalidade/valor – O estudo entrega ao campo da comunicação organizacional a ECOI (Escala de Comunicação Organizacional Interna) e abre caminho para aprofundar o debate, ainda incipiente, sobre as formas de interação das organizações com seus empregados que resultaram dos novos modelos de gestão, contratos trabalhistas, além do propósito e valores organizacionais, a partir das mudanças trazidas pela crise sanitária da Covid-19.
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