Apresentação da Construção dos Parâmetros à Aplicação do Modelo Conceitual Tridimensional de Performance Social de Carroll
DOI:
https://doi.org/10.5902/198346597220Resumo
A responsabilidade social das empresas (RSE) é um tema relevante na atualidade. Ele explora um novo papel para as organizações direcionado ao alcance dos interesses individuais e coletivos dos que fazem parte do negócio e às suas contribuições para a construção de um contexto mais equitativo e equilibrado para as sociedades. A RSE deve trabalhar considerando as características e necessidades de seus stakeholders. Desse modo, no atual mercado, as empresas têm de atuar a partir das percepções dos que fazem parte dela e ajudam a manter sua competitividade. O modelo de Carroll (1979), que se constitui em uma das principais abordagens teóricas da RSE, discute o papel e a relevância dos stakeholders a partir de práticas de RSE em uma organização. Assim, neste estudo, objetiva-se apresentar como se deu a construção dos parâmetros e das variáveis para a aplicabilidade do referido modelo nas organizações. Tal aplicação permite a uma empresa avaliar e aperfeiçoar suas práticas de gestão social. Um estudo exploratório na literatura relacionado ao tema proporcionou a construção de variáveis e instrumentos de pesquisa específicos que podem ser empregados em empresas que possuem a responsabilidade social em suas ações. Os resultados evidenciam as características principais de cada item das dimensões do modelo, sejam elas refrentes às categorias legal, discricionária e voluntária, o que permite à empresa avaliar seus resultados, diagnosticar oportunidades e desafios e administrar seus pontos fracos, bem como gerir suas atividades sociais de forma que seus stakeholders tenham uma compreensão fidedigna da realidade e tenham suas necessidades corretamente compreendidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores de artigos publicados pela ReA/UFSM mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.