A influência dos produtos de moda verdes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 para mestrandos e doutorandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465971311

Palavras-chave:

Economia circular, Sustentabilidade, Agenda 2030, Conscientização, Consumo

Resumo

Objetivo: A Agenda 2030, incentiva a produção e o consumo sustentáveis, por meio do ODS12. Nesse caso, o presente estudo teve como objetivo analisar a forma como mestrandos e doutorandos consomem produtos de moda, qual sua concepção sobre produtos da economia circular e como esse comportamento pode contribuir para o alcance do ODS12.

Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa com instrumento de coleta de dados baseado em questionários, examinados por meio do teste não paramétrico qui-quadrado para verificar a existência de relação entre as variáveis segundo o sexo.

Descobertas: Identificou-se que o desconhecimento da sociedade e dos estudantes sobre o assunto e o preço dos produtos verdes é o principal desafio enfrentado pela CE. Além disso, a redução da poluição e do desperdício foi apontada pelos participantes como um dos principais influenciadores do consumo de produtos verdes. Quanto ao conhecimento da Agenda 2030 e dos ODS, 91,18% demonstraram conhecimento. 37,3% dos entrevistados não estão dispostos a pagar mais pela compra de produtos verdes.

Implicações da pesquisa: Este estudo contribui para a literatura ao estender informações sobre sustentabilidade e consumo e ODS12 em alunos de IES, focando especificamente em mestrandos e doutorandos.

Implicações práticas: Pesquisas sobre percepções e práticas de consumo de produtos verdes são importantes e podem contribuir para a conscientização de estudantes do ensino superior e contribuir para o alcance do ODS12.

Originalidade: Este é um estudo inovador que pode servir como modelo de agenda de pesquisa para outras IES e contribuir para a Agenda 2030 ODS12.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Velozo Valenga, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Management from at the State University of the Midwest UNICENTRO, Irati. Master's Degree in Management at UNICENTRO - PPGADM, Guarapuava. PhD student in Community Development at Unicentro – PPGDC, Irati.

Silvio Roberto Stefani, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Pós-Doutor em Administração pela Univali. Doutor em Administração – FEA/USP e Docente do Curso de Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e Professor do Mestrado Profissional em Administração - PPGADM/Unicentro e Professor do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário - PPGDC/Unicentro. Bolsista Produtividade Fundação Araucária.

Luísa Margarida Cagica Carvalho, Instituto Politécnico de Setúbal, Setúbal, Lisboa

Associate Professor at Department of Economics and Management, School of Business and Administration, Institute Polytechnic of Setúbal, Portugal. She is researcher at the Center for Advanced Studies in Management and Economics (CEFAGE), University of Évora (Portugal). She received her PhD in Management from the University of Évora (Portugal). Actually she is also invited professor on University of São Paulo-Brazil and on Universidade de Maringá-Brazil on the Post Graduated and PhD programs. She is the author of several articles in scientific journals, international conferences, books and book chapters.

Claudio Luiz Chiusoli, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR

Post-Doctor in Urban Management (PUCPR - 2017), Postgraduate Program in Urban Management. Doctor in Management from the University of São Paulo (FEA/USP - 2005). Master in Management from Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (1999). Degree in Economics from the State University of Londrina (1993. Professor at UNICENTRO - State University of the Midwest (Guarapuava) since 2015 - Department of Management (DEADM) and the Professional Master's Degree in Management - PPGADM/Unicentro.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Valenga, A. C. V., Stefani, S. R., Carvalho, L. M. C., & Chiusoli, C. L. (2023). A influência dos produtos de moda verdes no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12 para mestrandos e doutorandos. Revista De Administração Da UFSM, 16(1), e8. https://doi.org/10.5902/1983465971311

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