Um modelo de benchmarking de gestão de processos para instituições de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983465969818Palavras-chave:
PROMSORT, Técnica Delphi, Auxílio à decisão multicritério (MCDA), Abordagem participativa, Administração públicaResumo
Objetivo: Esta pesquisa apresenta um modelo participativo de benchmarking multicritério capaz de classificar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em três níveis de maturidade de gestão de processos.
Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa foi conduzida em três estágios: (i) construção do modelo de avaliação utilizando a técnica Delphi, (ii) coleta de dados através de um processo de autoavaliação, e (iii) classificação das IFES utilizando o PROMSORT.
Resultados: Os resultados mostraram que, independentemente da adoção de uma perspectiva otimista ou pessimista, a maioria das IFES (51,6% na perspectiva otimista e 54,8% na pessimista) foram classificadas como regulares. Também é notável que aproximadamente 80% das IFES participantes da pesquisa mantiveram suas classificações na análise de sensibilidade. Entre as seis alternativas que apresentaram variações de classificação, apenas três variaram significativamente, confirmando os resultados obtidos em termos de estabilidade.
Limitações/implicações da pesquisa: O uso de uma abordagem participativa promove uma referência consistente em termos de indicadores e métricas para medir o desempenho.
Implicações práticas: O PROMSORT proporcionou flexibilidade ao modelo, uma vez que é possível modificar os parâmetros e limiares a fim de ajustar o rigor do modelo.
Originalidade/valor: Desenvolvimento de um modelo através do qual as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) podem avaliar continuamente seu nível de maturidade em gestão de processos
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