Um modelo de benchmarking de gestão de processos para instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465969818

Palavras-chave:

PROMSORT, Técnica Delphi, Auxílio à decisão multicritério (MCDA), Abordagem participativa, Administração pública

Resumo

Objetivo: Esta pesquisa apresenta um modelo participativo de benchmarking multicritério capaz de classificar as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em três níveis de maturidade de gestão de processos.

Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa foi conduzida em três estágios: (i) construção do modelo de avaliação utilizando a técnica Delphi, (ii) coleta de dados através de um processo de autoavaliação, e (iii) classificação das IFES utilizando o PROMSORT.

Resultados: Os resultados mostraram que, independentemente da adoção de uma perspectiva otimista ou pessimista, a maioria das IFES (51,6% na perspectiva otimista e 54,8% na pessimista) foram classificadas como regulares. Também é notável que aproximadamente 80% das IFES participantes da pesquisa mantiveram suas classificações na análise de sensibilidade. Entre as seis alternativas que apresentaram variações de classificação, apenas três variaram significativamente, confirmando os resultados obtidos em termos de estabilidade.

Limitações/implicações da pesquisa: O uso de uma abordagem participativa promove uma referência consistente em termos de indicadores e métricas para medir o desempenho.

Implicações práticas: O PROMSORT proporcionou flexibilidade ao modelo, uma vez que é possível modificar os parâmetros e limiares a fim de ajustar o rigor do modelo.

Originalidade/valor: Desenvolvimento de um modelo através do qual as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) podem avaliar continuamente seu nível de maturidade em gestão de processos

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Biografia do Autor

Matheus de Melo Mendonça, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN

Holds a Bachelor’s degree in industrial engineering from Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Breno Barros Telles do Carmo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professor of Industrial Engineering Department of Federal University of Ceará (UFC), Brazil. Professor of Cognition, Technology and Institutions (PPGCTI) and Business Administration (PPGA) master programs and Development and Environment (PRODEMA) Doctoral program. Head of Healthcare Operations Management research group (GOSS). Consultant for evaluation of undergraduate courses (INEP/MEC), Brazil. Consultant for accreditation of engineering courses of the Red de Agencias Nacionales de Acreditación - RANA, Member of SLCAlliance for revisions of SLCA Guidelines (UNEP). Bachelor in Industrial Engineering from Federal University of Ceará (UFC), with a stage at Porto University (UP), Portugal, (2003-2007), supported by UP scholarship. Master degree in Transportation Engineering from Federal University of Ceará (2008-2009), supported by Capes scholarship. Ph.D in Industrial Engineering (Department of Mathematics and Industrial Engineering) from École Polytechnique de Montréal (2013-2017), Université de Montréal, Canada, supported by Capes scholarship, with a stage at Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgium. The research themes are focused on sustainability, life cycle assessment, decision-making, healthcare operations, transportation and engineering education.

José Eric da Silva Queiroz, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da UFERSA. Possui mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela UFERSA. É graduado em Engenharia de Produção, com láurea acadêmica, pela UNP. É servidor técnico administrativo do IFRN. Atualmente é Coordenador de Finanças e Contratos do IFRN. Participante do grupo de pesquisa em Avaliação Social do Ciclo de Vida dos produtos, e do grupo de Gestão de Operações em Sistemas de Saúde da UFERSA.

Lívia Rodrigues Barreto, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Servidora efetiva com cargo de Engenheira de Produção na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2020 - 2021). Possui graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (2009 - 2014), com período sanduíche na École Nationale Supérieure des Arts et Métiers (ENSAM - Paristech, Paris, França), com bolsa da CAPES. Atuação em Governança, Planejamento Institucional, Gestão de Processos e Gestão de Riscos, com atividades de modelagem BPMN, mapeamento de processos no Bizagi Modeler, experiência na elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional e Plano de Gerenciamento de Riscos, e na operacionalização da identificação e tratamento dos riscos.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Mendonça, M. de M., Carmo, B. B. T. do, Queiroz, J. E. da S., & Barreto, L. R. (2023). Um modelo de benchmarking de gestão de processos para instituições de ensino superior. Revista De Administração Da UFSM, 16(1), e4. https://doi.org/10.5902/1983465969818

Edição

Seção

Artigos