Consumo sustentável no segmento de vestuário: um estudo comparativo entre brasileiros e alemães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983465969147

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Consumo sustentável, Vestuário, Brasil, Alemanha

Resumo

Objetivo – Analisar e comparar hábitos de consumo sustentável no segmento de vestuário entre brasileiros e alemães.

Desenho/Metodologia/Abordagem– Pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa. Foram realizadas entrevistas com 15 alemães e 15 brasileiros, com idade entre 20 e 32 anos, a fim de identificar hábitos de consumo no segmento de vestuário, familiaridade com o tema consumo sustentável e níveis de consciência pessoal quanto aos seus hábitos de consumo empregando como técnica a análise de conteúdo baseado em Bardin (2011).

Resultados – Constatou-se uma diferença expressiva entre os dois grupos. Enquanto os alemães apresentaram maior conhecimento sobre o assunto, que se converteu na adoção de hábitos de consumo sustentável no segmento de vestuário, os brasileiros demonstraram ter um conhecimento mais superficial, além de apresentarem níveis menores de consciência de consumo e de práticas sustentáveis no segmento analisado. Conclui que os alemães têm maior acesso a informações sobre o tema e mais interesse e familiaridade com o assunto. Isso mostrou influenciar seus comportamentos de consumo, que apresentam hábitos no sentido de preocupação ambiental, social e econômica no segmento de vestuário, costumes esses não identificados no grupo amostral brasileiro.

Originalidade/valor – Contribui por oportunizar analisar comparativamente hábitos e de consumo de dois páises distintos, auxiliando empreendedores e gestores a conhecer melhor os segmentos de mercado e criar estratégias mais assertivas, atentando-se para o valor percebido pelo cliente nos atos de consumo.

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Biografia do Autor

Letícia Benevides Chaves, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza-CE.

Juliana Vieira Corrêa Carneiro, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professora e Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-UFC, Fortaleza-CE.        

Laíse do Nascimento Silva, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Mestranda no Programa de Administração e Controladoria-PPAC/Universidade Federal de Fortaleza Ceará-ufc.

Luiz Carlos Murakami, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Professor da Universidade Federal do Ceará-UFC e doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Fundação Getulio Vargas – SP.          

Linnik Israel Lima Teixeira, Institudo Federal do Piauí, Piripiri, PI

Doutor em Contabilidade e Administração pela Universidade de São Paulo-USP.          

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Chaves, L. B., Carneiro, J. V. C., Silva, L. do N., Murakami, L. C., & Teixeira, L. I. L. (2022). Consumo sustentável no segmento de vestuário: um estudo comparativo entre brasileiros e alemães. Revista De Administração Da UFSM, 15, 797–816. https://doi.org/10.5902/1983465969147